sexta-feira, 14 de maio de 2010

99º dia - TRAINING DAY

(revisto a 4 de Maio)

Eu choro neste filme! É de acção e de ficar revoltado com algumas situações mas sempre que vejo este filme, lá veem algumas recordações à cabeça.
Lembro-me do meu pai, do seu ar arrogante e com a mania que era melhor e mais forte do que todos e que no final, tal como o protagonista da história, acaba por cair dentro da sua própria teia e arruinar a sua vida. É assim que as coisas terminam tanto na vida real, como na ficção... até o riso irónico e o humor negro me faz recordar o meu pai.
Para quem ler isto...bem, é verdade que não tinhamos das melhores relações graças ao seu feitio e à forma como sempre tratou aqueles que deveriam merecer a sua atenção. A sua forma egocêntrica e autoritária de ser acabou por fazê-lo ver, apesar de demasiado tarde, que se calhar a postura que ele teve ao longo dos anos não tinha sido a mais correcta... mas não é por isso que deixa ser meu pai, não é por isso que deixo de o admirar (claro, pois nem tudo é mau e sempre admirei a sua frieza em determinadas situações), não é por isso que deixo de pensar nele e de lamentar por ter exactamente o mesmo feitio e ser demasiado orgulhosa para dizer aqueles a quem quero bem, como realmente lhes quero bem...deixando-me de divagaçoes que não teem nada a ver com o filme nem com o blog, comentarei o filme...

O filme fala sobre um dia na vida dum policial novato do departamento de narcóticos de Los Angeles e que tem como parceiro de investigação, um policia veterano e corrupto.
O seu método de trabalho é questionado por se manter num limite entre aquilo que é legal e corrupção. O seu optimismo em relação ao seu trabalho foi desgastado ao longo do tempo e para poder cumprir com o seu dever, Alonzo e os seus colegas precisam infringir a mesma lei que eles impõem. Com o passar do dia, o policia estagiário é exposto a todo tipo de corrupção existente, é obrigado a usar crack e ainda acusado de assassinato, tendo sido estes acontecimentos planeados pelo veterano com a finalidade de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que o pode matar caso ele não consiga uma grande quantia de dinheiro até à meia-noite.

Realizador: Antoine Fuqua
Actores: Denzel Washington (Alonzo Harris)
             Ethan Hawke (Jake Hoyt)
             Scott Glenn (Roger)
             Cliff Curtis (Smiley)
             Snoop Dog (Blue)
Género: Policial | Drama
Ano: 2001
Nomeações: Com duas nomeações aos óscares para Melhor Actor Secundário e Melhor Actor Principal (vencedor).
Nomeado aos Globos de Ouro na categoria de Melhor Actor.
País: EUA

Sem comentários: