(filme revisto a 14 de Maio)
Baseado no romance Der Vorleser, escrito em 1995 pelo alemão bernhard Schilnk, é a última produção de Anthony Minghella e Sidney Pollack, ambos faleceram antes da estreia do filme nas salas de cinema.
O filme conta a história dum advogado alemão que, durante a sua adolescência, teve um caso com uma mulher muto mais velha que desaparece subitamente da sua vida e aparece oito anos depois, no banco dos réus dum tribunal alemão, acusada de ter trabalhado para as SS e ser uma das responsáveis pela morte de dezenas de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
O advogado percebe que a mulher com quem teve uma relação, guarda um segredo que pode ser decisivo para a decisão do tribunal, mas resolve não fazer a revelação uma vez que ela pretende manter segredo, sendo condenada a prisão perpétua.
Eis que finalmente Kate Winslet é reconhecida pelo trabalho que tem vindo a desempenhar ao longo destes últimos anos.
O filme tem uma história surpreendente; admito que quando o vi pela primeira vez estava à espera dum drama que falasse somente sobre o massacre judaico e pouco mais do que isso.
Coloca a verdade sobre a vida, sobre o segredo que cada um de nós possui e o impacto que esse segredo pode dar à nossa vida determinando o nosso destino e fazendo-nos tomar decisões que por vezes podem ser absurdas.
Um filme excessivamente dramático, mas com uma história lindissima e que vale a pena ver.
Realizador: Stephen Daldry
Realizador: Stephen Daldry
Actores: Kate Winslet (Hanna Schmitz)
Ralph Fiennes (Michael Berg)
Jeanette Hain (Brigitte)
David Kross (Michael Berg as Young)
Género: Drama
Ano: 2008
Nomeações: Conta com cinco nomeações aos óscares para melhor filme, melhor realizador, melhor actriz (vencedor), melhor agumento adaptado e melhor fotografia.
Nomeados aos Globos de Ouro para Melhor filme, melhor realizador, melhor actriz secundária (vencedor) e Melhor argumento.
Nomeado as BAFTA nas categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor actriz (vencedor), melhor agumento adaptado e melhor fotografia.
País: EUA | Alemanha
Sem comentários:
Enviar um comentário