(revisto a 20 de Abril)
Tive a oportunidade de ver e rever este filme várias vezes e em todas elas termino o filme a chorar. Não que seja um filme extraordinário mas que mexe bastante com os sentimentos e com aquela parte mais sensivel que todos nós temos e que gostamos de ocultar às pessoas.
Vi o filme e gostei, principalmente por Virginia Wolf ser uma das minhas escritoras favoritas mas também porque conta com a participação de excelentes actores, uma excelente caracterização das personagens, um bom argumento, várias histórias intensas.
Baseado no livro com o mesmo nome escrito por Michael Cunningham que por sua vez se inspirou no romance de Mrs. Dalloway (Virginia Wolf - um excelente livro!), o filme conta a história de três mulheres que teem na sua vida alguns sentimentos em comum: insatisfação e fracasso.
Retratos de vida em épocas diferentes que se ligam através dum livro; um filme onde tantas outras mulheres se poderão identificar com o drama existencial de cada uma das personagens tornando mais "humana e real" a ficção: uma mulher que gostaria de ser personagem dum romance, uma que o escreve e outra que o vive.
Realizador: Stephen Daldry
Actores: Nicole Kidman (Virginia Wolf)
Meryl Streep (Clarissa Vaughn)
Juliane Moore (Laura Brown)
John Reilly (Dan Brown)
Jef Daniels (Loius Waters)
Género: Drama | Biográfico
Ano: 2002
Nomeações: Nomeado a nove óscares da Academia, foi o vencedor na categoria de Melhor Actriz; pessoalmente falando e apesar da excelente caracterização de Nicole Kidman, julgo que outras actrizes seriam mais dignas de receber o óscar em 2003, isto porque e novamente apesar de Nicole Kidman ser uma boa actriz, julgo que a mesma já teve melhores interpretações. Talvez tenha sido uma recompensa por Moulin Rouge no ano anterior.
Uma curiosidade, a Paramount e a Miramax não sabiam se deveriam indicar Nicole Kidman para concorrer ao oscar de melhor actriz ou de melhor actriz secundária. Foi escolhida a primeira opção apesar de Nicole Kidman só participar durante 30 minutos em todo o filme enquanto que as outras actrizes apareciam durante mais tempo.
Vencedor de dois Globos de Ouro para Melhor Actriz e Melhor Filme Dramático.
vencedor dos BAFTA para melhor Actriz e Melhor Banda Sonora.
Vencedor do Urso de prata para melhores actrizes (Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman); indicado ao Urso de Ouro.
País: EUA | Inglaterra
"To look life in the face, always, to look life in the face and to know it for what it is.At last to know it, to love it for what it is, and then, to put it away. Leonard, always the years between us, always the years. Always the love. Always the hours."
Sem comentários:
Enviar um comentário