sexta-feira, 14 de maio de 2010

102º dia - FOUR WEDDINGS AND A FUNERAL

(revisto a 7 de Maio)

Mais um filme cheio de boas recordações, uma comédia-romântica lindissima; por norma este tipo de filmes acabam por se tornar demasiado previsiveis, mas dentro da previsibilidade (espero não ter acabado de criar uma palavra nova na lingua portuguesa... :s) tem uma história lindissima e  conta com actuações geniais sem fugir ao objectivo principal de cada personagem e com o genuino humor britânico, de forma subtil, ao retratar várias histórias de amor sem cair naquela cena demasiado melosa.
Hugh Grant, mais uma vez a arrasar, no seu papel de engatatão...a fazer par com a belissima Andie MacDowell.

O maior sucesso de bilheteiras de 1994, com um humor subtil, conta a história de Charles, um solteirão que não quer ter nenhuma relação séria com ninguém até que, num casamento, conhece Carrie.
Eles acabam por se encontrar em outros três casamentos e um funeral, deixando-os cada vez mais apaixonados um pelo outro...

Realizador: Mike Newell
Actores: Hugh Grant (Charles)
             Andie MacDowell (Carrie)
             Kristin Scott Thomas (Fiona)
             John Hannah (Matthew)
Género: Comédia | Romance
Ano: 1994
Nomeações: Nomeado aos óscares para melhor filme e Melhor Argumento Original.
Vencedor dos BAFTA nas categorias de Melhor Actor, Melhor Actriz e Melhor Realizador.
Vencedor dum César na Categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Vencedor dum Globo de Ouro para melhor Actor e nomeado para Melhor Filme e Melhor Argumento Original.
País: Reino Unido

"Parem todos os relógios, os telefones barulhentos,
Impeçam o cão de ladrar aos ossos suculentos,
Silenciem os pianos e com tambores abafados
Tragam o caixão, deixem vir os enlutados.
Deixem que os aviões cirandem em lamento no apogeu
Escrevinhando no céu a mensagem Ele Morreu,
Ponham laços de crêpe em torno dos colos brancos das pombas urbes,
Deixem que os polícias sinaleiros usem luvas de algodão lúgubres.
Ele era o meu Norte, o meu Sul, o meu Este e Oeste,
A minha semana de trabalho e o meu domingo celeste,
O meu meio-dia, a minha meia-noite, a minha palavra, a minha canção;
Pensei que o amor duraria para sempre: era uma ilusão.
As estrelas já não são desejadas; extingam-nas uma por uma;
Encaixotem a lua e tapem o sol com a bruma;
Varram os bosques e que o oceano seja vertido;
Pois nada mais pode fazer qualquer sentido." (Funeral Blues - W.H. Auden)

Sem comentários: