sexta-feira, 21 de maio de 2010

111º filme - BRAM STOKER

(revisto a 16 de Maio)

Um dos filmes que marca a minha adolescência, um filme que vi e revi vezes sem conta; uma história de vampiros que nos prende e que nos fascina...um filme considerado de terror mas que no fundo tem uma história de amor impossível e além-tempo.
Tenho o livro que me deixou bastante surpreendida pelo aspecto positivo, uma forma diferente de escrever, uma adaptação fiel do conto de Bram Stoker ao qual, à medida que vamos lendo os diários e os jornais (não se trata duma narração vulgar como na maioria dos livros que estamos habituados a ler) é bastante fácil reconhecer partes da história e rever mentalmente o filme.

Baseado na obra literária de Bram Stoker, conta a história do lider romeno Vlad Tepes (Dracula) que parte para uma guerra para defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos. A sua noiva, Elisabetha, convencida de que o seiu principe foi assassinado durante a guerra e não aguentando a sua perda, decide suicidar-se.
Ao voltar da guerra e ao perceber que a sua noiva se tinha assassinado e condenada ao inferno, renuncia à fé e jura só beber sangue a partir daquele momento, sendo condenado á sede eterna.
Passados quatro séculos, e Dracula descobre a reencarnação de Elisabetha em Londres, conhecida agora como Wilhelmina Murray, noiva de Jonathan Harker, um jovem advogado que vai à mansão de Dracula a fim de lhe vender dez terrenos em Londres para o Conde viver.
O filme é sobre a busca desesperada para Dracula encontrar a sua amada e a reconquistar tendo que lutar contra Mr. Harker e Van Helsing, o professor e temível caçador de vampiros, Van Helsing.

Realizador: Francis Ford Coppola
Actores: Gary Oldman (Dracula)
               Keanu Reeves (Jonathan Harker)
               Winona Rider (Mina Murray/Elisabetha)
               Anthony Hopkins (Professor Van Helsing)
Género: Drama | Terror
Ano: 1992
Nomeações: Vencedor de óscar para Melhor Guarda-Roupa, Melhores efeitos sonoros e Melhor Maquilhagem. Nomeado para Melhor Direcção Artistica.
Nomeado aos BAFTA para Melhor Guardar-Roupa, Melhor Caracterização, Melhor Produção Artistica e Melhores Efeitos Especiais.
Vencedor na Academia de Filmes de Ficção Cientifica, Fantasia e Terror dos EUA nas categorias de Melhor Actor, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Realizafor, Melhor filme de Terror e Melhor Argumento Adaptado. Nomeado para melhor actriz, melhor caracterização, melhor canção, melhores efeitos-especiais e melhor actor secundário.
País: EUA

Sem comentários: