quinta-feira, 13 de maio de 2010

94º dia - V FOR VENDETTA

(filme revisto a 29 de Abril)

Remember, remember the 5th of November...

Trata-se duma adaptação da Banda Desenhada com o mesmo nome de Alan Moore e produzida pelos irmãos Wachowski.
A história passa-se em Londres, um local governado pelo autoritarismo e conta a história de Evey Hammond, uma rapariga calma e sonhadora que é salva duma situação perigosa pelo dotado anarquista V.
Incrivelmente carismático e vingativo, V inicia uma revolução quando decide explodir com dois marcos importantes de Londres e sugere aos cidadãos para se rebeliarem contra a tirania e opressão que estaria a ser comandada pelo ditador Adam Sutler.
Á medida que Evey vai conhecendo V, também descobre algumas coisas sobre si mesmo e acaba por se tornar sua aliada para trazer liberdade e justiça a uma sociedade corrupta e cruel.

Realizador: James McTeigue
Actores: Natalie Portman (Evey Hammond)
             Huho Weaving (V)
             Stephen Rea (Inspector Finch)
             John Hurt (Adam Sutler)
Género: Acção e Suspense
Ano: 2006
Nomeações: Vencedor do Prémio para melhor Actriz na Academia de Ciencia e Ficção dos Estados Unidos, tendo sido também nomeado para as categorias de Melhor Filme de Ficção Cientifica e Melhor Guarda-Roupa.
País: EUA | Alemanha

"Saber que a vingança é algo terrivel, uma força poderosa à espera de ser usada, que pode explodir a qualquer momento dentro de nós, à espreita no canto mais obscuro do nosso pensamento, pronto a agir. Já não sei as vezes que perdi a cabeça e que certamente me levariam a usar esse dom adormecido, para me vingar de alguém. Já não sei as vezes que controlei esse dom e o deixei novamente na escuridão. Mas sei as vezes que o devia usar, que me fazem sentir diferente, que me fazem sentir bem, e que me fazem perder o medo das consequências desses mesmos actos anormais.
Algo cresce cada vez mais, cada vez mais forte, cada vez mais rápido. Algo cada vez mais dificil de controlar. Certamente a pólvora pode funcionar, um fogo de artifício colorido, uma anomalia de cores e sons, algo nunca antes pensado. Continuarei a sorrir e a erguer a cabeça, como se nada se passa-se. Este é o meu destino, a minha maldição." (Guy Fawkes)

Sem comentários: