(filme visto a 25 de Abril)
Um filme que me deixou bastante surpreendida pela riqueza em simbolismos e de uma grande imaginação e creatividade - um filme brilhante com uma mistura entre factos reais e fantasia.
Recomendo, sem dúvida...uma fábula de terror que nos choca pelo que vemos ao longo do filme, pela violência dos dois mundos (o de Ofélia e o do seu tutor) o fauno que nos assusta bem como a época em que ela vivia.
Uma grande alegoria, uma vez que Ofélia é uma princesa que cansada da vida que tinha no seu outro Mundo, acaba por fugir para a superfície para viver entre os humanos - algo que se pode perceber como a concepção grega do submundo, não um lugar infernal mas sim como a morada dos que um morreram - e o castigo para essa alma seria passar por todo o tipo de desafios e obstáculos até que um dia pudesse voltar ao seu Mundo e ser feliz.
Ofélia morre de forma bastante cruel, mas dessa for,a consegue a liberdade da sua alma e pode voltar a ser ela mesma junto dos seus pais e do seu amigo fauno.
O lado mais sombrio de Guillermo Del Toro é completo com todas as sugestões e metáforas com que se possa refletir...o grande mito do Eterno Retorno!
Conta a história de Ofélia que parte com a mãe para um acampamento militar durante a Guerra Civil Espanhola e onde o seu futuro marido luta contra rebeldes anarquistas e republicanos que estão escondidos na floresta.
Nesse ambiente agressivo, a menina encontra um labirinto que é habitado por um fauno que, após a examinar, acredita que ela é a princesa que desapareceu do reino subterrâneo e da qual o labirinto serve como meio de passagem entre os dois mundos.
Para conseguir voltar ao seu mundo, Ofélia é obrigada a realizar três tarefas dadas pelo Fauno...
Realizador: Guillermo del Toro
Actores: Ivana Baquero (Ofélia)
Doug Jones (O Fauno)
Sergi López (Capitão Vidal)
Ariadna Gil (Carmen)
Género: Suspense | Fantasia
Ano: 2006
Nomeações: Vencedor de Oscar nas categorias de Melhor Direcção Artistica, Melhor Fotografia e Melhor Maquilhagem. Nomeado para Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Argumento Original e Melhor Banda Sonora.
Vencedor dos BAFTA para Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Caracterização e Guarda-Roupa. Nomeado para Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, melhor Direcção Artistica, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
Vencedor dos prémios Goya para Melhor Revelação Feminina, Melhor Argumento Original, Melhor Caracterização, Melhor Som e Efeitos Especiais, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Nomeado aos Globos de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro.
País: México | Espanha
"E o passado resgata o Futuro!"
Sem comentários:
Enviar um comentário