sábado, 1 de maio de 2010

77º dia - THE UNTOUCHABLES

(revisto a 12 de Abril)

Considerado um dos meus filmes favoritos, já perdi a conta ao número de vezes que o vi e o filme" ao qual comecei a gostar do trabalho de Sean Connery (certo que o actor mostrou o seu talento com os vários 007 mas admito que até agora, ainda não me mostrei muito fascinada com as aventuras de James Bond).
Não se trata do melhor filme de Brian de Palma, mas o maior sucesso comercial com uma boa produção, uma boa banda-sonora.
Com um roteiro excelente de David Mamet baseado no livro de Oscar Fraley, Eliot Ness e Paul Robsky, foi mesmo uma pena Palma ter subestimado o excelente trabalho de Mamet e tornaedo todas as cenas demasiado claras, não dando ao espectador grande poder de dedução nem criando um grande suspense.
Com as falhas do realizador, o filme acaba por ser brilhante graças ao roteiro e ao excelente desempenho dos actores.
De zero a dez, oito!

O filme é baseado nas personagens da séria com o mesmo nome que foi exibida nos ecrãs entre 1959 e 1963.
Conta a história de Elliot Ness, um agente federal que vai para Chicago, na época da Lei-Seca, com o intuito de terminar com as actividades ilegais de Al Capone.
Para esta missão, o agente conta com a ajuda de Jim Malone, um policia já reformado mas que conhece todas as artimanhas de Capone; George Stone, um italiano que decidiu mudar o seu nome quando entrou para a Academia de Policia e Oscar Wallace, o contabilista que nunca tinha pegado numa arma.

Realizador: Brian de Palma
Actores: Kevin Costner (Eliot Ness)
              Sean Connery (Jim Malone)
              Andy Garcia (George Stone)
              Charles Martin Smith (Oscar Wallace)
              Robert de Niro (Al Capone)
Genero: Policial
Ano: 1987
Nomeações: Vencedor dum óscar para Melhor Actor Secundário (Sean Connery) e tendo sido nomeado para os óscares de Melhor Direcção Artistica, Melhor Banda Sonora e Melhor Guarda Roupa.
Vencedor dum Globo de Ouro par melhor Actor Secundário e nomeado aos prémios BAFTA nas mesmas categorias dos óscares, tendo adquirido o prémio de melhor Banda Sonora.
País: EUA

Sem comentários: