quinta-feira, 6 de maio de 2010

89º dia - AMERICAN BEAUTY

(filme revisto a 24 de Abril)

Um filme surpreendente que aborda vários temas 'polémicos' e que nos levam a pensar na importância que a sociedade dá à aparência e ao aspecto económico de cada individuo. Na forma como, graças a esses 'preconceitos', por vezes temos necessidade de arranjar um plano de fuga à realidade onde nem mesmo assim às vezes temos a oportunidade de nos sentir realmente livres e viver conforme aquilo que sempre fomos idealizando ao longo dos tempos.
Gostei bastante deste filme, tem um excelente argumento e com uma boa caracterização e desempenho das personagens. Um final surpreendente que nos deixa a pensar na forma como às vezes determinadas coisas acontecem na nossa vida e como poderão terminar. Um filme revisto várias vezes e que certamente merecerá ser revisto outras tantas.

Lester Burnham, um pai de familia Norte-Americano está a viver uma crise de meia idade. O seu casamento chegou ao limite do suportável, a relação com a sua filha é praticamente nula e este começa a sentir-se sexualmente atraído pela amiga atrevida da sua filha tornando a relação familiar ainda mais complicada.
Após ser despedido do seu trabalho e recebendo uma boa indemnização, Lester decide dar uma reviravolta à forma como tem vivido ao longo dos últimos anos e começa a realizar os seus sonhos, entre os quais comprar um carro desportivo dos anos 60 e começar a gozar a sua liberdade e não se importar tanto com a opinião das outras pessoas que vivem em seu redor.

Realizador: Sam Mendes
Actores: Kevin Spacey (Lester Burnham)
             Annette Benning (Carolyn Burnham)
             Mena Suvary (Angela Hayes)
             Tora Birch (Jane Burnham)
             Chris Cooper (Frank Fitts)
Género: Drama
Ano: 1999
Nomeações: Vencedor de cinco óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Fotografia e Melhor Argumento Original. Nomeado também para os óscares de Melhor Actriz, Melhor Edição e Melhor Banda Sonora.
Vencedor dos Globos de Outro para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original.
Vencedor dos BAFTA para Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Banda Sonora.
Vencedor do Prémio Anthony Asquith para Filme Musical (este prémio é que me deixou um pouco confusa).
Vencedor dum Grammy para Melhor Banda Sonora para Cinemas, Televisão e outros Audiovisuais.
País: EUA

"Sometimes there is so much beauty in this World, I find that I can't take it!"

1 comentário:

Marco Guedes disse...

hmm, finalmente comentas alguns dos meus filmes preferidos :P
este tenho um carinho especial..
alem de ser um filme q pertence ao meu top 10, é sem duvida uma das mais belas obras de arte da actualidade...
concordo com a tua critica, este filme deixa.nos a pensar... a sociedade hoje em dia vive muito da aparência e isso nota.se certos pontos essenciais no filme, por outro lado temos um facto interessante... até onde chega o desejo de um homem de meia idade por uma adolescente... ;)