(filme revisto a 22 de Abril)
Mais um filme de Hitchcock revisto, com um bom enredo e o final pouco habitual aos filmes que estamos habituados a ver. Gostei da história apesar de alguns momentos achar que se torna um pouco confusa e que talvez merecesse um pouco mais de acção.
O filme criou um efeito pioneiro na história do cinema que mais tarde foi frequentemente usado: vertigo effect! O efeito vertigem, propõese a distorcer o cenário, aproximando o que está em primeiro plano e aumentando o que está em segundo plano.
A mulher que viveu duas vezes, é considerada a maior obra prima de Hitchcock e um dos maiores filmes de todos os tempos. Devido à má conservação, os negativos originais do filme foram restaurados em 1996 por um milhão de dólares por Robert Harris e James Katzos.
Algo, quem sabe, interessante...fazer um remake de alguns filmes de AH, com tanta modernice que há agora e com os grandes avanços nestes últimos anos a nivel de efeitos especiais, talvez pudessemos ter algumas surpresas (agradáveis ou não).
A história deste filme é sobre Madeleine, uma mulher com alguns problemas de identidade e com comportamentos estranhos.
O seu marido convence um amigo, ex detective, a investigar as saídas misteriosas da esposa. Inicialmente, o mesmo se recusa a fazer tal trabalho mas após tanta insistência do colega, ele concorda e acaba por se apaixonar por Madeleine.
Determinado a ajudar Madeleine, que pode estar possuída pelo espírito de sua bisavó, o ex-detective vai tentar salvar Madeleine uma vez que esta mantém os mesmos mesmos instintos suicidas que a sua bisavó... Mas, acontece uma enorme reviravolta e, no final, um grande mistério é revelado...
Realizador: Alfred Hitchcock
Actores: James Stewart (Detective John Fergurson)
Kim Novak (Madeleine Elster & Judy Barton)
Barbara Bel Gueddes (Marjorie Wood)
Género: Suspense
Ano: 1958
Nomeações: Nomeado aos óscares para Melhor Som e Melhor Direcção Artistica.
No festival de Cinema de San Sebastian (Espanha) Alfred Hitchcock recebeu o prémio de Melhor Realizador e James Stewart o de melhor Actor
País: EUA
Sem comentários:
Enviar um comentário