sábado, 1 de maio de 2010

78º dia - DAS WEISSE BAND (O Laço Branco)

(filme visto a 13 de Abril)

Recebeu várias nomeações para Melhor Filme Internacional, no entanto ficou aquém das minhas expectativas.
Sinceramente nem consigo definir muto bem a minha opinião, acho que ficou a faltar um pouco de acção à história acabando por, em alguns momentos, a mesma tornar-se aborrecida e igualmente tenebrosa.
O filme até tem um bom argumento, que nos leva a pensar no tipo de costumes e rigidez a que as crianças se submetiam, a preversidade e a distorção moral...não admira que os alemães tenham seguido tão fielmente o regime nazi!
Terminei de ver o filme sem saber quem teria sido o culpado de todas as situações mais estranhas que foram acontecendo ao longo da história.
De zero a dez... cinco.

A historia fala-nos duma vila no Norte da Alemanha onde coisas estranhas começam a acontecer, dando a entender que funcionam como um castigo aos maus costumes da sociedade e em que, ao longo do filme, tentamos desvendar quem a pessoa que está por trás de todos aqueles acontecimentos macabros.
Um filme sobre as crianças e os adolescentes que pertenciam a um grupo liderado por um professor da aldeia, as suas familias e pelo temeroso barão pouco antes da Primeira Guerra Mundial; segundo Haneke retrata a origem de todo o tipo de terrorismo de natureza politica e religiosa.

Realizador: Michael Haneke
Actores: Christian Friedel (O Professor)
             Leonie Benesh (Eva)
             Ulrich Turkur (The Baron)
             Ursina Lardi (The Baronin)
             Fion Mutert (Sigi)
Género: Drama | Suspense
Ano: 2009
Nomeações: Vencedor da Palma de Ouro no festival de Cannes e do Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro.
País: Alemanha | Austria

Sem comentários: