terça-feira, 25 de maio de 2010

119º dia - CIDADE DE DEUS

("re"visto a 24 de Maio)

Considerado um dos cem melhores filmes da história do cinema, é uma adaptação do romance com o mesmo nome escrito por Paulo Lins, conta com a participação dum grupo de actores moradores em pequenas favelas como as retratadas no filme.
Toda a história é contada a partir do ponto de vista de Buscapé, um menino pobre que sonha em vir a ser fotógrafo e que vai resistindo à tentação de seguir o caminho mais fácil: a criminalidade.
Conta a história dos vários gangs que existiram na cidade de Deus, a começar pela história do Trio Ternura e de como os pequenos delinquentes Dadinho e Bené foram crescendo a roubar e a matar outras pessoas na década de sessenta.
Nos anos setenta, os amigos assumem o comando no tráfico de drogas que foi ficando cada vez mais agressiva; os dois amigos estabelecem prioridades diferentes na vida; enquanto que um queria controlar todas "as bocas" de tráfico, o outro preocupava-se em manter a cordialidade entre o gang de Zé Pequeno e do Cenoura, em nome duma antiga amizade.
Com a morte de Bené, Zé Pequeno inicia a sua luta para comandar todo o crime que existe na Cidade de Deus causando um autêntico espectaculo de sangue.

Para quem só tinha visto provavelmente a primeira meia hora do filme à uns anos atrás, foi de lamentar não o ter visto até ao fim antes. Obrigada Marco pela recomendação!
Uma fantástica re-criação duma história que, infelizmente, é real e chocante. com alguns momentos engraçados mas que mesmo assim capta toda a nossa atenção, um filme que deverá ser visto.
De zero a dez... oito!

Realizador: Fernando Meirelles
Actores: Alexandre Rodrigues (Buscapé)
             Douglas Silva (Dadinho)
             Leandro Firmino da Hora (Zé Pequeno)
             Michel de Souza Gomes (Bené em criança)
             Phellipe  Haangensen (Bené)
             Matheus Nachtegaele (Cenoura)
Género: Drama
Ano: 2002
Nomeações: Vencedor do APCA (Brasil), grande prémio da critica.
Vencedor do BAFTA para Melhor Edição e nomeado para Melhor Filme estrangeiro, titulo que onseguiu arrebatar na British Independent Film Awards.
Vencedor de seis prémios no Grande Premio Cinema Brasil: Melho Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Som.
Vencedor do prémio de Melhor Filme Estrangeiro na NYCC Awards (Estados Unidos).
Nomeado aos Globos de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro e com quatro nomeações aos óscares para Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
País: Brasil


1 comentário:

Marco Guedes disse...

se a perfeiçao existe, é graças a fernando meirelles..
sem duvida um dos melhores filme que ja vi, top 5 da minha lista, e um dos melhores filmes de sempre, estando no top 10 no imdb se nao m engano..
Obrigado por teres visto <3
e ainda bem que gostas.te, o filme é forte em tudo, e o realizador soube aproveitar um dos graves problemas da cidade do rio de janeiro para produzir esta obra de arte :P