terça-feira, 25 de maio de 2010

120º dia - A SINGLE MAN

Baseado no livro A Single Man de Christopher Isherwood e que marca a estreia de Tom Ford como realizador (estilista) conta a história de George Falconer, um professor universitário muito respeitado pelas outras pessoas que fica bastante abalado pela morte do seu namorado num acidente de carro.
Cansado de sofrer e de relembrar o passado, decide tomar uma decisão drástica à sua vida: suicidio. Ao longo desse dia, George irá relembrar algumas situações que aconteceram no passado e chega à conclusão que o futuro poderá ser diferente daquilo que ele idealizava...
A história em si é interessante, mostra a dor dum ser humano ao perder alguém que ama, mas sobretudo faz com que entendamos que é possível sobreviver a uma perda através das nossas dúvidas existênciais.
O fim, bem... acabou por desiludir um pouco, não é que o homem passa o tempo todo a pensar na melhor forma de esquecer a dor que sente e quando finalmente se resolve a meter tudo por trás das costas e tentar ser feliz acontece-lhe o que acontece! Ai ai ai... mas a vida é mesmo assim, como o próprio actor diz no final "em alguns momentos da minha vida, tive momentos de absoluta claridade. Mesmo que por alguns segundos, o silêncio silencia o barulho e eu posso-me sentir mais do que agradecido (...) o Mundo parece tão fresco. Nunca poderei fazer estes momentos durar, eu reclamo por eles mas tal como tudo eles falham. Vivi a minha vida baseado nestes momentos e eles trouxeram-me de volta ao presente e eu entendi que tudo é exactamente aquilo que deveria de ser!"

Realizador: Tom Ford
Actores: Colin Firth (George Carlyle Falconer)
             Julianne Moore (Charley - Chalotte)
             Nicholas Hoult (Kenny Potter)
             Matthew Goode (Jim)
Género: Drama
Ano: 2009
Nomeações: Nomeado ao óscar para melhor Actor.
Nomeado aos Globos de Ouro para Melhor Actor, Melhor Actriz Secundária e Melhor Banda Sonora.
Vencedor do BAFTA para Melhor Actor. Contou ainda com nomeações para Melhor Guarda Roupa e Melhor Actor em ascenção.
País: EUA

Sem comentários: