sexta-feira, 14 de maio de 2010

100º dia - CHICAGO

(revisto a 5 de Maio)

Venha quem vier, mas para mim este foi o melhor musical que vi até agora. Esqueçam o Moulin Rouge com tanto dramatismo, esqueçam o Nine com tanta luxúria. Renné não é das minhas actrizes favoritas mas neste filme tem uma excelente actuação, juntamente com Catherine Zeta Jones e o galã Richard Gere... bem, este ao fim de tantos anos ainda consegue arrancar alguns suspiros.


Chicago é um filme musical baseado na peça de teatro com o mesmo nome escrita por Fred Ebb e Bob Fosse, produzida em 1975.
Velma é uma estrela de vaudeville cujo status de celebridade apenas aumenta após assassinar a sangue frio o marido e a irmã Veronica - a amante dele. Roxie é uma dona-de-casa que sonha em se tornar famosa. Quando assassina seu amante, que a enganou para poder manter relações sexuais com ela, é mandada para a prisão onde conhece Velma.
Roxie percebe que tem hipótese de ser condenada então, por sugestão de "Mama" Morton, a supervisora da penitenciária, manda seu marido Amos contratar o melhor advogado de defesa de Chicago.
Flynn promete a Roxie que fará dela uma celebridade e, assim sendo, ela será absolvida por um júri formado de pessoas que, assim como toda a cidade, a amará. Este manipula a imprensa e o público para que possam crer que Roxie está na cadeia por razões erradas. Enquanto isso, Velma começa a ser esquecida, o que a faz detestar Roxie. No entanto, Roxie também tem seu status de fama ameaçado quando uma nova assassina, uma herdeira chamada Kitty, que matou o marido e as duas amantes dele, entra em cena.

Realizador: Rob Marshall
Actores: Renné Zelweger (Roxie Hart)
Catherine Zeta Jones (Velma Kelly)
Richard Gere (Billy Flinn)
John Reilly (Amos Hart)
Queen Latifah ("Mama" Morton)
Género: Musical | Romance
Ano: 2002
Nomeações: Vencedor de dois Baftas para Melhor Actriz Secundária e Melhor Banda Sonora.
Vencedor de três Globos de Ouro para Melhor Musical, Melhor Actor em Comédia, Melhor Actriz em Comédia.
Vencedor dum Grammy para Melhor Banda Sonora.
Vencedor de seis óscares para Melhor Filme, Melhor Actriz Secundária, Melhor Edição, Melhor Direcção Artistica, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Mistura de Som.
País: EUA

Sem comentários: