quarta-feira, 5 de maio de 2010

84º dia THE SHINDLER'S LIST

(filme revisto a 19 de Abril)

Na minha perspectiva, talvez um dos melhores filmes feitos até agora sobre o Holocausto.
Um filme baseado na história do Livro Shindler's  Ark de Thomas Keneally e que conta a história de Oskar Shindler, um checo que salvou a vida a vida a mais de mil judeus durante o holocausto, tirando-os dos campos de concentração nazis e contratando-os para trabalhar na sua fábrica.
Com imagens marcantes, que são capazes de nos sensibilizar bastante e fazer pensar na forma terrorifica e desumana como milhares de pessoas viveram e foram dizimadas.
Convém referir que a maior parte do filme foi filmada a preto e branco. Os únicos momentos em que o filme é a cores são no prólogo e no epílogo; em duas cenas aparece a cor vermelha para fazer com que o espectador perceba o motivo que levou Shidler a salvar os judeus da morte.
Um filme agraciado pela critica, bastante conhecido pela forma detalhada e chocante como foi representada toda a brutalidade durante a Segunda Guerra Mundial.
Considerado uns dos melhores filmes da década de 90, bem como um dos melhores filmes de Steven Spielberg.
De zero a dez... nove!

A história do filme, gira em torno de Oskar Shindler, um alemão com grande influência na Policia Secreta do líder do partido nazista, que viu na mão de obra judia uma  um negócio rentável e barato para lucrar com alguns negócios durante a guerra.
Graças às influências politicas e militares, conseguiu licenças para abrir a sua fábrica.
O que, em principio, poderia parecer uma atitude dum homem cruel acabou por ser um grande gesto de bondade e de amor à História, quando o mesmo abdicou da sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus contra o genocidio.
Realizador: Steven Spielberg
Actores: Liam Neeson (Oskar Shindler)
             Ben Kingsley (Itzhak Stern)
             Ralph Fiennes (Amon Goeth)
             Embeth Davidtz (Helen Hirsch)
Género: Drama | Histórico
Ano: 1993
Nomeações: Contou com catorze nomeações aos óscares, conseguindo sete prémios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Direcção Artistica, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Banda Sonora e Melhor Argumento Adaptado.
Vencedor de três Globos de Ouro em Melhor Realizador, Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado.
Vencedor de seis BAFTAS para Melhor Actor, Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Edição, melhor Banda Sonora e Melhor Argumento Adaptado. vencedor também do prémio David Asquith como melhor Realização.
Nomeado ao Cesar, em 1995, para Melhor Filme Estangeiro no entanto não venceu!
País: EUA

Quem salva uma vida, salva o Mundo inteiro! (Talmud)

Sem comentários: