quarta-feira, 18 de agosto de 2010

179º dia - BILLY ELLIOT

(filme visto a 23 de Julho)

Julgo que já tinha visto algumas passagens deste filme quando era miúda mas não sabia do que se tratava a história. Resolvi ver uma vez que já mo tinham sugerido o mesmo algumas vezes e também porque enquanto esperava no aeroporto em Londres para voltar a Portugal, deparei-me com um cartaz que tinha uma peça de teatro intitulada Billy Elliot e despertou a minha curiosidade.
É a primeira longa-metragem realizada por Stephen Daldry, um excelente produtor que conta já com mais de cem peças de teatro em Inglaterra.
O filme conta a história dum menino oriundo duma família humilde e que pratica boxe, mas que acaba por se deparar com a dança.
Ele vive no interior de Inglaterra numa época de grande precariedade de empregos e em que é necessário mostrar força e masculinidade mas que, apesar de lutar contra si mesmo percebe que aquilo que ele realmente quer é dançar e faz os possíveis para quebrar a barreira maxista que existe em si mesmo e com a sociedade em que vivemos contando com a ajuda da sua professora.
Passado algum tempo  Billy é descoberto pelo seu pai e pelo seu irmão que reagem abruptamente mas após perceberem que aquele é o seu verdadeiro talento o apoiam na sua decisão de ser bailarino.
Um filme bonito para se ver com a família e que nos deixa uma grande lição: lutar sempre pelos nossos sonhos acima de qualquer obstáculo.
Perde um pouco por ser demasiado longo, previsível e a história apelar demasiado à sensibilidade dos espectadores.

Realizador: Stephen Daldry
Actores: Jamie Bell (Billy Elliot)
             Julie Walters (Mrs. Wilkinson)
             Jamie Draven (Tony Elliot - irmão)
             Gary Lewis (Jackie Elliot - Pai)
Género: Drama
Ano: 2000
Nomeações: Contou com três nomeações aos óscares para Melhor Realizador, Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento original.
Nomeado aos Globos de Ouro para Melhor Filme Drama e Melhor Actriz Secundária.
Nomeado ao César para Melhor Filme Estrangeiro.
País: Inglaterra

Sem comentários: