(filme revisto a 7 de Julho)
Uma boa adaptação do livro com o mesmo nome escrito por Tracy Chevalier, o filme conta a história fictícia de como o pintor Vermeer produziu o seu famoso quadro.
A acção principal da trama centra-se em Griet, uma rapariga de 17 anos que devido às dificuldades financeiras familiares se vê obrigada a deixar a sua casa para ir trabalhar como criada para casa do pintor Johannes Vermeer.
Ao fim de algum tempo Griet torna-se ajudante e a principal inspiração do seu patrão desenvolvendo uma relação que ultrapassa a de modelo e criada e que irá por em causa toda a estabilidade da família Vermeer.
Um filme excelente, que nos deixa colados à televisão pela forma como a história se desenrola e por toda a caracterização das personagens, dos cenários, com uma fotografia lindíssima do português Eduardo Serra que se traduz na própria pintura.
Realizador: Peter Webber
Actores: Scarlett Johansson (Griet)
Colin Firth (Johannes Vermeer)
Tom Wilkinson (Pieter Van Ruijven)
Essie Davies (Catharina Bolnes Vermeer)
Género: Drama
Ano: 2003
Nomeações: Nomeado aos Óscares para melhor Direcção Artistica, Melhor Fotografia e Melhor Guarda Roupa.
Nomeado aos BAFTA para Melhor Fotografia, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Maquilhagem, Melhor Actriz Principal, Melhor Actriz Secundária, Melhor Desenho de Produção e Melhor Argumento Adaptado.
Nomeado aos Globos de Ouro para Melhor Banda Sonora Original, Melhor Actriz (drama).
País: Reino Unido | Luxemburgo
Sem comentários:
Enviar um comentário