quarta-feira, 4 de agosto de 2010

158º dia - JAWS

(filme revisto a 2 de Julho)

Cheguei a ver este filme várias vezes quando era miúda.
É engraçado viajar para um país que não tem nada a ver com o nosso, especialmente no tipo de programas televisivos, tirando a parte de ter um canal a dar constantemente o jogo da derrota de Portugal (seria uma afronta a toda a comunidade sul-africana de Portugal?), todos os outros canais eram de talk-shows e um canal de cinema, muito ao género do Canal Hollywood com filmes bem antigos, alguns deles clássicos e conhecidos de todos nós.
Um dos maiores clássicos de filmes de terror e suspense conhecidos, baseado no romance com o mesmo nome escrito por Peter Benchley.
O filme teve continuação: Tubarão II (1978), Tubarão III (1983) e Tubarão IV - A Vingança (1987). Como alguém uma vez me disse, "não estragues aquilo que é bom", muito provavelmente não irei ver as sequências, tenho este filme em muito boa conta e não quero mudar de opinião... =o)
Uma menina aparece morta na praia, supostamente devido a um ataque dum tubarão. O Xerife da cidade decide de imediato fechar a praia para averiguar a situação mas por estar perto do dia 4 de Junho o prefeito não permite pois teme que a população fique com medo e não comemore o feriado baixando significativamente os lucros da cidade.
Todos pretendem caçar o tubarão pela recompensa até que Brody decide chamar um especialista que diz que os ataques são dum tubarão branco mas os pescadores da cidade acabam por capturar um tubarão tigre. Brody e Quint decidem então capturar o animal que tanto terror trouxe àquela cidade.

O principal atractivo do filme, o tubarão mecânico, apresentou vários problemas durante as filmagens, causados pela água salgada do mar, pois Spielberg não quis filmar numa piscina. Várias sequências em que o Tubarão apareceria, Spielberg teve que substituí-lo por filmagens de movimentos de água. Mesmo nas poucas ocasiões em que o Tubarão podia ser usado, a responsável pela montagem teve que ser muito hábil, para que as cenas não parecessem falsas. Os espectadores do mundo todo não notaram essas falhas, graças ao exímio trabalho de direcção e montagem mas para todos os artistas que trabalharam no filme ficou a irritação com aquele "maldito tubarão", conforme diziam nas entrevistas e depoimentos posteriores.

Realizador: Steven Spielberg
Actores: Roy Sheider (Martin Brody)
             Robert Shaw (Quint)
             Richard Dreyfuss (Matt Hooper)
             Lorraine Gary (Ellen Brody)
Género: Terror | Suspense
Ano: 1975
Nomeações: Vencedor de óscares para melhor Banda Sonora, Melhor Montagem e Melhor Som. Nomeado para a categoria de Melhor Filme.
Vencedor do prémio Eddie para Melhor Edição.
Nomeado aos BAFTA para Melhor Actor, Melhor Realizador, Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora. Vencedor do prémio Anthony Asquith para Música do Filme.
Vencedor do Globo de Ouro para Melhor Banda Sonora e nomeado para melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado.
País: EUA

Sem comentários: