(filme visto a 13 de Julho)
Um filme com uma história interessante e que em determinados aspectos me fez relembrar outro filme "V de Vingança". Ao inicio é capaz de nos deixar um pouco entediados porque trata-se dum filme com pouca acção e de várias histórias que surgem todas misturadas e um pouco confusas numa viagem através do tempo, mas à medida que se vai desenrolando acaba por captar a nossa atenção e querer saber qual a verdadeira história de Mr. Nobody.
Estreou no Festival Internacional de Cinema com uma boa aceitação por parte do público e dos críticos. Lamentavelmente o filme só teve exibição em França e na Bélgica - não sei até que ponto os cinéfilos portugueses iriam apreciar ver este filme nas nossas salas de cinema.
Tal como Jared Leto disse: "Um filme experimental sobre os diferentes tipos de vida que uma pessoa pode viver dependendo das escolhas que faz." Um filme sobre as possibilidades infinitas de escolha na vida de cada pessoa, não havendo boas nem más mas que irão influenciar a nossa vida e o nosso futuro.
São referenciadas várias vezes as teorias do Big Bang, ao Tempo e à forma como a nossa Memória é estruturada dando mais consistência e credibilidade à trama.
A história passa-se em 2092 onde Nemo Nobody, um homem com 118 anos é o único mortal vivo entre os humanos que se tornaram imortais graças aos avanços científicos e ao constante rejuvenescimento celular.
No seu leito de morte ele tenta relembrar toda a sua vida e analisa as três possíveis vidas que ele poderia ter seguido e os seus casamentos com Anna, Elise ou Jean. Ao longo do filme temos a curiosidade em saber com qual das três é que ele ficou no final bem como vamos imaginando o que poderia ter acontecido se ele tivesse feito outras escolhas.
Realizador: Jaco Van Dormael
Actores: Jared Leto (Nemo Nobody)
Sarah Polley (Elise)
Diane Kruger (Anna)
Michael Riley (Harry)
Género: Ficção Cientifica
Ano: 2009
Nomeações: Vencedor na Festival Internacional de Cinema Catalão para Melhor Caracterização e nomeado para melhor Filme.
Vencedor no Festival de Cinema de Estocolmo para Melhor Cinematografia e nomeado ao Cavalo de Bronze.
Vencedor no festival de Veneza para Melhor Biografia Cinematográfica e Gazea de Ouro, nomeado ao Leão de Ouro.
País: Canada
Sem comentários:
Enviar um comentário