segunda-feira, 16 de agosto de 2010

175º dia - DORIAN GRAY

(filme visto a 19 de Julho)


Baseado no romance com o mesmo nome escrito por Oscar Wilde, conta a história de Dorian Gray, um jovem ingénuo que ganha uma herança dum familiar e chega a Londres Aristocrática e hedonista do século XIX onde é imediatamente recebido por Lord Henry Wotton, um aristocrata cínico que o seduz para sua visão de mundo, onde o único propósito que vale a pena ser perseguido é o da beleza e do prazer.
Um amigo de henry, decide pintar o quadro de Dorian para captar toda a sua beleza e, quando a obra é desvendada, Dorian faz a promessa que faria qualquer coisa para se manter sempre igual ao retrato, daria até a sua própria alma se fosse necessário.
A medida que o tempo vai passando, Dorian repara que a imagem do seu quadro vai envelhecendo e mostrando uma imagem perturbadora mas que as suas feições se mantém as mesmas. Dorian decide manter o seu quadro escondido no sótão, mantendo-o longe da vista de qualquer pessoa e fazendo de tudo para que o seu "segredo" não seja descoberto.
Um filme rico em efeitos especiais e com uma história interessante; no meu ponto de vista pessoal só lamento que em certos aspectos se tenha afastado do grande clássico de Oscar Wilde... poderíamos tornar o filme mais longo, mas julgo que algumas passagens da história poderiam ser mais aprofundadas.
Falando um pouco do clássico de literatura, o livro gerou grande polémica uma vez que se tornou simbolo da juventude decadente da época, das suas criticas À época victoriana e ao seu enorme carácter homo-erótico (para quem não sabe, Oscar Wild era homossexual e chegou a ser preso por isso).

Realizador: Oliver Parker
Actores: Colin Firth (Lord Henry Wotton)
             Ben Barnes (dorian Gray)
             Rachel Hurd-Wood (Sybil Vane)
             Rebecca Hall (Emily Wotton)
Género: Drama
Ano: 2009
Nomeações: Nenhuma
País: EUA

Sem comentários: