(filme revisto a 10 de Abril)
Um filme francês, mais um dos poucos que gostei bastante de ver. Lamentavelmente, um filme que não teve grande notoriedade por ser uma produção francesa ficando ofuscado pelos filmes norte-americanos.
Com uma excelente caracterização das personagens e da própria época histórica retratada, com bastantes cenas de sexo e parte das gravações ocorreram em Portugal.
Inspirou parcialmente o filme já que a fonte principal para o roteiro foi o livro do dramaturgo inglês Christopher Marlowe "Massacre at Paris".
De zero a dez... seis!
O filme retrata o casamento de Margarida de Valois e Henrique de Navarra com o intuito de estabelecer a paz entre os protestantes e católicos numa altura propicia a guerras religiosas. O casamento da irmã de Carlos IX é um grande motivo para a população festejar.
Nesta altura, o rei de Navarra e o almirante Coligny juntam todos os grandes chefes huhuenotes e acreditam numa possível paz entre os povos.
Mas, para além da politica, casam-se duas pessoas que não se amam e pode-se mesmo observar que cada um deles possui outras relações afectivas; basta ter em conta que a Lua-de-mel não é consumada o que mostra que foi somente uma união de ambição pelo poder.
As intrigas palacianas culminam na noite de S. Bartolomeu na qual milhares de protestantes são assassinados fazendo com que Margarida (após o massacre) encontre o Conde de la Mole (um senhor protestante que veio de Paris para oferecer os seus serviços a Henrique de Navarra) e ambos estabeleçam uma relação amorosa.
Actores: Isabelle Adjani (La Reine Margot)
Daniel Auteuil (Henri de Navarre)
Vincent perez (La Mole)
Virna Lisi (Catherine de Medicis)
Jean-Claude Brialy (Coligny)
Género: Biografia | Drama | Romance
Ano: 1994
Nomeações: Nenhumas
País: França
Sem comentários:
Enviar um comentário