sexta-feira, 9 de abril de 2010

57º dia - CHARLIE E A FABRICA DE CHOCOLATE

(filme revisto a 23 de Março)

Mais um filme extraordinário de Tim Burton e Jonnhy Deep. Este foi hilariante, Deep no seu melhor como Willy Wonca mas em alguns momentos faz-nos pensar nas coisas que realmente são importantes. O filme serve duma boa critica (através das crianças) aos maus hábitos e presunções de algumas pessoas com as quais estamos habituados a lidar no dia-a-dia. No final vence o bom, quem dera que a vida às vezes fosse assim mas como se costuma dizer, cada um tem aquilo que merece!

Falando do filme, a história baseia-se num livro com o mesmo nome escrito por Roald Dahl em 1964 e conta a história dum menino pobre que vive com os seus pais e os seus avós numa casa com muito más condições.
Freddie adora chocolate, um presente que devido às grandes dificuldades económicas da familia, so tem a aoportunidade de receber uma vez por ano, de Willy Wonka, uma fábrica misteriosa que fica perto de sua casa.
Certo dia Willy Wonka lança um desafio; em cinco dos seus chocolates existem convites dourados que dão a quem os encontrasse a oportunidade de passar um dia a visitar a fábrica.
A primeira pessoa a encontra o convite é Augustus Gloop que passa o tempo todo a comer chocolates por dia, seria mais do que esperado que conseguisse.
A segunda pessoa é Veronica Salt, uma menina mimada que sempre consegue aquilo que quer e conseguiu convencer as empregadas das fábricas de nozes do seu pai a lhe darem o bilhete.
A terceira pessoa a ganhar o convite foi Violet Beauregarde, uma autêntica lutadora e desportista; vencedora de 263 troféus e medalhas em karaté com apenas dez anos. Um pouco arrogante já que passa o tempo todo a gabar-se dos seus prémios e do seu recorde mundial de mascar pastilhas elásticas.
O quarto vencedor, Mike Teavee, um miudo arrogante e com a mania que sabe tudo, que limita-se a passar o tempo a ver televisão e a jogar computador e que não dá valor a nada.
O último convite teria sido encontrado por uma pessoa na Rússia mas descobriu-se que o mesmo era falso exactamente na mesma altura em que Charlie tinha encontrado o convite. Uma senhora tento comprar-lho dando-lhe uma grande quantia de dinheiro, no entanto o menino decidiu ouvir a familia e realizar o seu sonho.
Na fábrica, os meninos conhecem Willy Wonca e os seus ajudantes, e à medida que vão conhecendo o local misterioso acabam por ser castigados...Charile ganha a fábrica de Chocolate e Willy consegue resolver os seus problemas mais pessoais tornando-se numa pessoa mais doce.

Este filme fez bastante sucesso tendo levado mais de quinhentas mil pessoas às salas de cinema; teria uma continuação prevista para estrear em 2010 no entanto, Tim Burton desistiu do projecto e resolveu continuar com o do filme Alice in Wonderland.

Realizador: Tim Burton
Actores: Jonnhy Deep (Willy Wonka)
             Freddie Highmore (Charlie Bucket)
             Christopher Lee (Dr. Wilbur Wonka)
             David Kelly (Granpa Joe)
Género: Aventura | Comédia Familiar
Ano: 2005
Nomeações: Nomeado para um óscar na categoria de melhor guarda-roupa; também conta com algumas nomeações para os Globos de Ouro para Melhor Actor/Musical - Comédia, Jonnhy Deep.
País: Estados Unidos | Austrália | Reino Unido

Sem comentários: