quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

8º dia - A PRINCESA E O SAPO (BD)

Hoje irei falar duma banda desenhada; a sétima arte não se resume somente a actores de carne e osso mas também aos que são fruto da nossa imaginação e que nos fazem sonhar. Como tal, esta semana espero colocar o meu lado mais infantil a funcionar e apresentar-vos algumas animações.
Tive a oportunidade de relembrar os meus tempos de infância em que as bandas desenhadas eram dobradas em brasileiro; talvez seja pela entoação das palavras ou pelo vocabulário muito próprio que utilizam que sempre as preferi ver nessa lingua do que com o sotaque português.

A princesa e o sapo, um desenhado animado produzido pela Walt Disney e que conta com a participação de alguns actores conhecidos.
A animação conta a história duma rapariga que vive na cidade lendária do Jazz e que um dia pensa em seguir o sonho do pai e abrir um restaurante. Um conto de fadas modernos, com principes e princesas, sapos, crocodilos trompetistas, aulas de culinária e ainda bruxarias à mistura. Um filme que vale a pena ser visto por miudos e graúdos que não queiram dispensar uns bons momentos de boa disposição e de descontração.

Curiosidades: Esta banda desenhada recebeu algumas criticas relativamente ao primeiro nome escolhido para a heroína da história "Maddy" que foneticamente se assemelharia muito com "Mammy", nome como as escravas eram chamadas na América do Sul.
Outra das criticas seria com o titulo original do filme "The princess Frog" (A princesa sapo) que foi interpretada como um insulto a França.
Mediante tais acusações, o departamento de publicidade decidiu terminar com os rumores de que o filme seria uma má infuência e resolveram alterar o nome das personagens como o titulo do filme.

Realizadores: Ron Clements e John Musker
Dobragens: Anika Noni Rose (Tiana)
                 Bruno Campos (Prince Naveen)
                 Oprah Winfrey (Eudora)
Nomeações: Nomeado para os óscares nas categorias de Melhor Filme Animação, Melhor Banda Sonora, Melhor Cena de animação musical.

1 comentário:

carina disse...

adorei o filme.e por incrivel k pareça,ate nem xorei lol ou será que nao me lembro?? xiiiii ando a perder a memoria lol