sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

18º dia - PRECIOUS

Uma história dramática muito forte baseado no romance "Push" por Shapphire. No inicio achei um pouco estranho pois a actriz principal tem o seu mundo de sonho onde é feliz e está rodeada de pessoas que gostam muito dela, por outro lado o caos em que realmente vive e estes dois mundos misturavam-se nos momentos em que algo de mau lhe acontecia. Um filme que impõe respeito e que talvez nos leve a pensar na vida que temos, o facto de constantemente nos queixarmos dos problemas que temos quando comparado com algumas situações (como as do filme por exemplo) são meras banalidades e actos de egoísmo.
O filme, produzido por Lee Daniels e Oprah Winfrey, conta a história duma rapariga de dezassete anos, que vive num bairro com a sua mãe que a maltrata e com uma auto-estima muito em baixo. Precious fica grávida do seu próprio pai que a  violava desde criança, motivo esse pelo qual sua mãe é agressiva com as suas filhas.
A personagem principal é expulsa da escola logo no inicio do filme por estar grávida e é convidada a ir para uma escola alternativa onde tem esperança de poder mudar a sua vida e dar um futuro melhor para o seu filho.
Uma pequena observação...é a primeira vez que vejo uma jovem obesa a ser a actriz principal dum filme; geralmente as actrizes escolhidas para fazer os melhores papéis e serem as "vitimas" são meninas bonitinhas, loirinhas ou morenas de olhos azuis que usam uma carrada de maquilhagem para convencerem os espectadores do seu papel de "pobres coitadas"...ganhou a minha simpatia por ser uma excepção à "regra"!

Realizador: Lee Daniels
Actores: Gabourey Sibide (Clareece Precious Jones)
             Mo'Nique (Mary)
             Paula Patton (Mrs. Weiss)
             Mariah Carey (Mrs. Weiss)
             Lenny Kravitz (John)
Género: Drama
Ano: 2009
Nomeações: Está nomeado aos óscares para as categorias de Melhor Actriz Principal, Melhor Actriz Secundária, Melhor Realizador, Melhor Edição, Melhor Argumento Adaptado. Vencedor do Globo de Ouro  e do 16º Screen Actors Guild Awards para Melhor Actriz Secundária.
País: EUA

Sem comentários: