Distrito 9, o filme de ficção-cientifica realizado por Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson é-nos apresentado em forma de documentário sobre uma pessoa humana após aliens terem chegado à Terra como refugiados e estarem na África do Sul a viver em"favelas".
A MNU, uma organização encarregue de controlar os alíenigenas vendo que eles poderiam constituir uma ameaça para a população de Johannesburgo, decide dar uma ordem de despejo aos mesmos e envia para lá várias pessoas da sua organização dirigidas por Wicus Van Der Merwe.
Os conflitos entre humanos e estes seres doutro planeta aumentam quando Wicus é contaminado com a tecnologia genética e passa a ser um hibrído entre humano e alienígena sendo submetido a vários testes e com a sua vida em risco graças à ganância da organização para a qual trabalha!
Pelo que várias pessoas me tinham dito sobre o filme e principalmente sobre o final, pensei que talvez fosse mais um daqueles filmes sem pés nem cabeça e com um final estúpido mas superou bastante as minhas expectativas... acabei de ver o filme com pena dos alienígenas (pelo excesso de submissão e de medo que tinham dos humanos) e do Wicus, um tipo com a mania de mexer naquilo que deveria estar quieto...e quanto ao final, acho que se calhar todos pensavam que iria ser um desfecho dramático para o protagonista mas nem foi assim tão mau...um pouco de esperança não faz mal a ninguém.
A qualidade do filme é excelente, basta ter sido produzido por Peter Jackson, o mestre dos efeitos especiais que decididamente é bom naquilo que faz!
É um filme que recomendo e que julgo que poderá ficar marcado como um dos melhores filmes de Ficção Cientifica a juntar a alguns clássicos como Alien, Predador, Matrix...pelo menos merece as nomeações que tem apesar de majoritariamente técnicas.
Realizador: Neill Blomkamp
Actores: Sharlto Copley (Wicus Van De Merwe)
Jason Cope (Grey Bradnam)
Natalie Boltt (Sarah Lvingstone - Socióloga)
Género: Ficção Cientifica | Drama
Ano: 2009
Nomeações: Nomeado aos Óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Visuais; ganhou também alguns prémios nestas mesmas categorias.
País: EUA
2 comentários:
Gostei bastante de ver este filme!... Ainda se conseguem fazer coisas "diferentes" no cinema.
**
eu pensava que nao ia gostar e afinal...ate o pus pa gravar.
é dakeles filmes que á partida nao nos chamam á atençao mas que ate vale a pena ver
Enviar um comentário