sábado, 20 de fevereiro de 2010

26º dia - WOLFMAN (O lobisomem)

Um remake do filme de 1941 com o mesmo nome, escrito por Curt Siodmak e realizado por George Waggner.
Após o assassinato do seu irmão mais velho, Lawrence Talbot decide voltar para casa para descobrir a sua causa de morte, reconciliar-se com o seu pai e ajudar o mesmo a administrar a casa.
Talbot ouve as conversas da população relativamente à estranha morte do irmão em que todos pensam que está relacionada com algo sobrenatural e que essa mesma causa fez outras vítimas na mesma região.
Num dia de lua cheia, os habitantes de Blackmoor decidem fazer uma Caça ao Lobisomem e Talbot resolve juntar-se ao grupo para poder vingar a morte do irmão...mas a sua tarefa não será assim tão simples!
Um filme razoável, tendo em conta que é um remake não há muito na história que se possa alterar (apesar de ter algumas diferenças) mas está óptimo no que diz respeito aos efeitos especiais e os actores também teem uma prestação razoável.
Em certos momentos acaba por ser um bocadito "parado", neste aspecto fez-me lembrar um pouco o Jack the Ripper (versão de 1988) com Michael Caine e o From Hell (2001) com Johnny Deep, não pela história que contam (que não tem nada a ver com o filme que vi hoje) mas por ficar com aquela sensação que poderia ter sido melhor, que em certas partes, o filme mais antigo acaba por surpreender e captar mais a atenção do espectador.
Gollum desde que fez sucesso no senhor dos Anéis "nunca mais parou" e tem sempre a sua participação em filmes com seres esquisitos e raros que vivem em montanhas perigosas e só fazem porcaria! =) E eis que no climax da história me dá uma vontade tremenda de rir, que meteu toda a gente a olhar para mim de lado e a tentarem perceber a piada...ok, não partilhei aquilo em que estava a pensar porque entretanto perderia o meu timing, mas para quem já viu o filme (e quem não viu mas pretende ver, não leiam o que se segue!) imaginem dois lobisomens peludos e a babarem-se numa arena de boxe com uns calçõezitos azuis e aquele corpo peludo coberto de lacinhos cor-de-rosa...ahahaha. Saudadinhas do tempo em que era mais nova e costumava ver o Lobijovem na televisão, até que era engraçada a Banda Desenhada e o rapaz lobo não tinha instintos tão primitivos. Ficou um pouco aquém das minhas espectativas, mas não deixa de ser um filme com uma história interessante.
Algumas curiosidades relativas ao filme de 1941,  o filme tornou-se bastante popular e o actor principal participou em mais quatro filmes - Frankenstein meets the Wolf Man (1943), House of Frankenstein (1944), House of Dracula (1945) e Abbot and Costello Meet Frankenstein (1948), pensando um pouco no final do novo remake e tendo em conta que o Investigador da Scotland Yard foi mordido pelo Talbot, poderemos pensar que este filme terá uma continuação que poderão ser ou não um remake destes filmes (haveria de ser interessante).
No filme Wolf Man de 1941, também é usado pela primeira vez o conceito das balas de prata que, tradicionalmente se diz, a  prata a prata seria usada contra os vampiros. Quanto ao pentagrama, não se sabe se foi um artefacto criado apenas para dar algum simbolismo ao filme ou se tem a ver com alguma lenda.
Para quem viu ou pretende ver este remake, sugiro que vejam também a primeira versão e tirem as vossas conclusões!

Realizador: Joe Johnston
Actores: Emily Blunt (Gwen Conliffe)
             Benicio del Toro (Lawrence Talbot)
             Antony Hopkins (Sir John Talbot)
             Simon Merrels (Bem Talbot)
             David Sterne (Kirk)
Género: Terror | Thriller
Ano: 2010
Nomeações: Nenhumas
País: EUA


"When is full moon the legend comes to live!"

Sem comentários: