sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

24º dia - LOVELY BONES

(filme visto a 18 de Fevereiro de 2010)


Resolvi começar a ver este filme sem ver previamente o trailer nem tentar descobrir sobre o que se tratava.Gostei da história, apesar de ter um estilo diferente daquele que estamos habituados por Peter Jackson.
Visto do Céu, é uma adaptação do romance "Uma vida interrompida" de Alice Sebold, onde conta a história duma adolescente que foi violada e assassinada pelo seu vizinho, um serial-killer.
Susie (a jovem assassinada) não vai para o paraíso, fica na terra como uma Alma e observa o seu vizinho bem como tenta fazer com que o pai não se esqueça dela e tente descobrir quem a matou.
Este filme não foi muito receptivo ao público nem aos criticos duma maneira geral, onde acharam que Peter Jackson foi demasiado ambicioso e poderia ter feito um filme com menos efeitos especiais e onde seguisse a história definida no romance.
Se formos a ver outros filmes, creio que nenhum deles segue "à letra" tudo aquilo que vem escrito... poderemos falar de Código da Vinci, a Saga Twilight e até mesmo os livros do Harry Potter onde muitas cenas são cortadas e modificadas para que a história faça sentido e o filme tenha duas ou três horas em vez de sete ou oito! Se por um lado pensamos que algumas cenas seriam importantes para entender o filme, por outro lado poderiamos ter uns minutos extra de gravação pouco interessantes e que iriam fazer com que o espectador se entediasse.
Acho que, infelizmente, grande parte dos supostos apreciadores da sétima arte gostam de ver filmes onde possam ouvir os gritos histéricos de raparigas quando o actor A ou B entra em cena semi-despido (que por acaso até é jeitosinho e tal...) do que propriamente apreciar e perceber a história que alguém se deu ao trabalho de reescrever e transformar num filme...ou por outro lado, talvez os actuais amantes de cinema tenham como segundo passatempo favorito ver telenovelas e esperam que, um dia, o seu sonho de ver uma novela num ecrã gigante se torne realidade.


Eu não li o romance, quem sabe um dia venha a ler mas gostei do filme e sinceramente, apesar de não ser o tipo de filme que nomearia para os óscares, considero que a história faz mais sentido e é bem acessível à compreensão do público em geral do que outros filmes que tive a oportunidade de ver recentemente, por exemplo, Um Homem Simples!


Realizador: Peter Jackson
Actores: Rachel Weisz (Abigail Salmon)
             Mark Wahlberg (Jack Salmon)
             Saoirse Ronan (Susie Salmon)
             Susan Sarandon (Grandma Lynn)
Género: Drama | Policial
Ano: 2009
Nomeações: Nomeado para o óscar de Melhor Actor Secundário Stanley Tucci, Vencedor do prémio da Critics Choise Awards e de Las Vegas Critics Awards Society para Melhor Actriz Adolescente
País: EUA

Sem comentários: