terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

15º dia - MONTY PYTHON'S, THE MEANING OF LIFE

Estou confusa e deprimida!
Tive que parar várias vezes de ver este filme para tentar procurar na net o significado de algumas coisas que ia vendo, pior do que isso, tive que tentar saber do que se tratava o filme antes de o continuar a ver.
Fiquei deprimida logo no inicio, onde vi um grupo de velhinhos, primeiro como escravos fazendo relembrar todos aqueles filmes épicos que costumam passar na nossa televisão na altura do Natal ou na Páscoa, depois os mesmos estão a trabalhar num escritório e passam a ser piratas a aterrorizar os adultos numa versão à Rambo... bem, ou não estava mesmo a perceber nada do que se estava a passar ou então o filme trata-se sobre um grupo de idosos descontentes a atravessar uma crise muito grave de identidade.
E não é que tenha alguma coisa contra os velhinhos, mas fiquei assustada...sei que estou a caminhar para lá e é mesmo isso que me deixa apreensiva...a pele enrugada, os cabelos brancos, a bengala como se fizesse parte do nosso corpo, a prótese e a comida toda ralada, a dependência dos medicamentos, a falta de visão, de audição, a compaixão dos adultos... tudo isso assusta.
Bem, este filme só o inicio fez-me pensar em tudo isso e na grande vontade de esperar que alguém seja um génio tremendo capaz de criar o elixir da vida...eu que acho que tenho a "sindrome do Peter Pan" já conseguem ter mais ou menos uma ideia da minha reacção ao ver o filme... meeedo, muito meeedo! =) Apesar de tudo, acaba por ser um filme com algumas sketches engraçadas e foi considerado o melhor dos três filmes realizados.

Monty Phython's and the meaning of life é o terceiro filme do grupo Monty Phyton (ainda dois?! OH nãããaaaoooo... se calhar foi por isso que achei este filme tão confuso, não vi os anteriores) dirigido e realizado por Terry Jones em 1983 e escrito por Graham Chapman e John Cleese.
Este filme é feito em variados sketches do mesmo formato do programa de TV da altura, Monty Phyton's Flying Circus dividido em sete partes que vão desde o nascimento até à morte, passando pelas diferentes fases da vida duma pessoa.
A vida do ser humano é vista no filme em tons de comédia (tinha que ser britânica, eles e o seu humor encardido!) através de criticas e ironias aos vicios culturais e aos problemas da sociedade e da questão infima da comparação do Homem com o Universo e o seu todo!

Realizador: Terry Jones | Terry Gilliam
Actores: Graham Chapman (Peixe #1, médico, Harry Blackitt, Wymer, Hordern, General, Coles, 2º narrador, Dr. Livingstone, Transvestie, Eric, Chairmain,  Convidado #1, Tonny Bennet entre outros)
             John Cleese (Peixe #2, Dr. Spencer, Humphrey Williams, Sturridge, Ainsworth, Empregado de mesa, Assistente do Eric, Grim Reaper, ...)
           Terry Gilliam (Lavador de janelas, Peixe #4, Walters, Apresentador a meio do filme, M'Lady Joeline, Mr. Brown, Howard Katzenberg, ...)
Nomeações: Esteve nomeado aos prémios BAFTA para Melhor Canção; Terry Jones foi vencedor no festival de Cannes (grande prémio do juri) e foi nomeado à Palma de Ouro.

Sem comentários: