domingo, 28 de fevereiro de 2010

34º dia - THE IMAGINARIUM OF DR. PARNASSUS

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus chega a ser um filme em certa parte assustador. Já viram o que era se pudessemos entrar dentro da mente duma pessoa e podermos fazer tudo aquilo que sempre quisessemos. Um pouco de surrealismo não faz nada mal, mas certas partes do filme acabam por ser obscuras e macabras.
Em todo o caso é um filme interessante, que puxa pela imaginação, um filme carregado de simbolismos e na lutra do bem e do mal (a nossa consciência).


Filme realizado e escrito por Terry Gilliam que conta com a ajuda do, também roteirista, Charles McKeown, conta a história de Dr. Parnassus - um homem que fez um pacto com o Diabo - e que com o seu grupo de teatro ambulante dá ao público a oportunidade de entrarem num Mundo Mágico através dum espelho onde poderá controlar os pensamentos dessas pessoas.
Um dia, o Diabo aparece para buscar aquilo que lhe pertencia dando a oportunidade de Dr. Parnassus fazer um novo pacto com ele; surge então Tony, um homem com um passado obscuro que poderá ou não ajudar o génio imortal a cumprir o seu objectivo.


A produção deste filme teve que ser interrompida com a morte de Heath Ledger no dia 22 de Janeiro de 2008.
Ledger tinha um papel fundamental neste filme pelo que Terry Gilliam julgou que o seu trabalho tinha terminado e que nunca veria a sua obra completa.
Jonnhy Deep, Colin Farrell e Jude Law foram seleccionados para continuar o trabalho de Heath Ledger dando uma nova diversidade à personagem interpretada pelo actor em que, o mesmo, muda a sua forma consoante as suas viagens na mente do Dr. Parnassus.
O filme foi muito aguardado pela critica que estavam particularmente interessados em avaliar o último trabalho de Heath Ledger tendo sido um sucesso para os criticos uma vez que estes consideravam que tinha muitos aspectos curiosos relativamente às interpretações das personagens e também na forma como a história segue o seu rumo.


Realizador: Terry Gilliam
Actores: Johnny Deep (Tony Imaginário #1)
             Heath Ledger (Tony)
             Jude Law (Tony Imaginário #2)
             Colin Farrell (Tony Imaginário #3)
             Christopher Plummer (Dr. Parnassus)
             Lily Cole (Valentina)
Género: Fantasia | Aventura
Ano: 2009
Nomeações: Nomeado para os òscares na categoria de Melhor Direcção Artistica e Melhor Guarda-Roupa. 
País: Reino Unido | Canadá | França

sábado, 27 de fevereiro de 2010

33º dia - THE SECRET OF KELLS

Uma banda desenhada que conta a história dum menino e do famoso livro de Kells.
Acho que é uma Banda Desenhada para adultos já que as crianças estão mais habituadas a verem histórias que terminem em finais felizes e não falem de guerras, nem de esperanças, nem de um livro famoso que outrora foi pintado por monges.
Eu gostei da história, não um conto de fadas mas fala um pouco sobre o livro e sobre alguns dos motivos dos seus escritos.
O livro de Kells, ou também conhecido como o grande Evangeliário de S. Columba é um manuscrito com ilustrações ornamentais feito por monges celtas, 800 anos Depois de Cristo.
É conhecido como uma das mais perfeitas ilustrações que restaram da Idade Média e um dos mais importantes vstigios da Arte Religiosa Medieval.

Realizador: Tom Moore
Actores (Dobragens): Brendan Gleeson (Abot cellac)
            Liam Hourican  (Brother Tang / Leonardo)
            Mick Lally (Aidan)
Género: Banda Desenhada
Ano: 2009
Nomeações: Com uma nomeação para o óscar de Melhor Animação, vencedor do prémio de melhor filme na Annecy International Animated Film
País: Irlanda

..:: 1º Mês ::..

Parabéns a mim, consegui cumprir o projecto durante um mês!
Simplesmentre digo... muito dificil conseguir ver um filme todos os dias; acho que o ideal mesmo seria não ter nada para fazer durante o dia, dessa forma tenho a certeza absoluta que conseguiria fazer isso e muito mais.
Ontem não tive mesmo a hipótese de ver o suposto filme que pretendia nem vir cá deixar a minha mensagem porque tive um dia complicado no trabalho e tenho andado doente. MAs a lista continua a ser seguida e hoje, em vez dum filme, vi dois e continua actualizada e activa a aposta dos 365 dias!
Já agora aproveito para deixar uma mensagem mais pessoal a algumas pessoas, o meu OBRIGADA por existirem e por todo o apoio que me teem dado ao longo destas últimas semanas, sem vocês jamais conseguiria.

Segue-se um mural que decidi fazer com todos os filmes que foram vistos e a lista...


  1. Invictus
  2. Scarface - A vergonha da Nação
  3. Nine
  4. The Messengers 2 - The Scarecrow | Paranormal Activity
  5. Inglorious Basterds | The Boy in the Stripped Pyjamas
  6. An Education
  7. Up in the Air
  8. A princesa e o sapo (Banda Desenhada)
  9. My Sisters Keeper
  10. Coraline (Banda Desenhada)
  11. Fame
  12. Alvin e os esquilos 1 | Alvin e os esquilos 2
  13. Avatar
  14. Up - Altas Aventuras (Banda Desenhada)
  15. Monty Phytons and the meaning of life
  16. Beautiful
  17. 500 days of Summer
  18. Precious
  19. A serious Man
  20. The Haunting in Conneticut
  21. Book of Blood
  22. Ice Age 1 | Ice Age 2 | Ice Age 3 (Banda Desenhada)
  23. The Box
  24. Lovely Bones
  25. Julie and Julia
  26. Wolfman
  27. District 9
  28. The Blind Side
  29. The hurt locker
  30. Valentines Day
  31. The messenger
  32. The Alphabeth Killer

32º dia - THE ALFABETH KILLER

Filme em que a personagem principal da história é a protagonista da série televisiva Dollhouse. É estranho mas depois de ter visto este filme fiquei com a ligeira sensação que esta actriz não tem feito trabalhos em que as suas personagens tenham estilos completamente diferentes uns dos outros; trata-se sempre duma rapariga que descobre coisas e tem uma habilidade incrivel de se manter em contacto com mortos!
Não é que a rapariga seja má actriz, mas deveria diversificar um pouco nos papéis que faz. Quanto ao filme propriamente dito, poderia ser bem melhor. Ficou aquém das minhas expectativas e chega até a ser monótono e mórbido. As crianças assassinadas conseguem assustar, acrdeito que até eu desejaria cortar os pulsos se de vez em quando tivesse visões daquelas e nem era preciso ser esquizofrénica.

O filme baseia-se numa história real, em que uma rapariga é raptada, violada e assassinada. O criminoso escolhe as suas vitimas tendo em conta os seus nomes, isto é, o primeiro e o último nome começam pela mesma letra e as jovens são assassinadas em cidades que começam pela mesma letra.
Megan Paige, é uma detective que se empenha muito nos seus casos e pretende descobrir a verdade sobre os assassinatos e apanhar o assassino, só que acaba por entrar num grave estado depressivo e esquizofrénico perdendo a credibilidade de toda a gente. No final, o assassino continua à solta a fazer as suas vitimas e a detective internada num hospicio. E bem, a meio do filme, se prestarmos atenção, descobrimos logo o assassino portanto nem o final "miserável" do filme consegue surpreender.

Realizador: Rob Smith
Actores: Elisa Dushku (Megan Paige)
             Cary Elwes (Kenneth Shine)
             Timothy Hutton (Richard Ledge)
Género: Policial
Ano: 2008
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

31º dia - THE MESSENGER

Gostei do filme; tem uma história interessante onde fala da guerra sob um diferente ponto de vista.
Montgomerry, um soldado que esteve na Guerra do Iraque regressa a casa e é escolhido para trabalhar no Serviço de Notificação de Mortos do Exército onde conta com a ajuda dum parceiro mais velho e experiente.
Durante o filme, a personagem tem que dar a noticia do falecimento de vários militares aos respectivos familiares, uma tarefa bastante complicada uma vez que o mesmo tem que o fazer sem mostrar qualquer tipo de sentimentos nem mostrar solidariedade para com as pessoas.
Recebeu bastantes criticas positivas sendo considerado como um dos melhores filmes  de 2009. Ficou em primeiro lugar no Deauville American Film Festival e vencedor do Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlin.




Realizador: Oren Moverman

Actores: Ben Foster (Will Montgomery)
             Jena Malone (Kelly)
             Eammon Walker (Stuart Dorsett)
Género: Drama | Guerra
Ano: 2009
Nomeações: Conta com duas nomeações aos óscares, nomeadamente para a categoria de Melhor Actor Secundário, Melhor Argumento Original.
País: EUA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

30º dia - VALENTINES DAY

Uma comédia romântica muito soft, com vários actores e actrizes conhecidos, ideal para quem quiser relaxar e rir um bocadinho...
Sinceramente não é daqueles filmes que pretendo ver mais do que uma vez, mas que certamente irá passar várias vezes na televisão daqui a uns anos. Uma comédia romântica que poderia igualar o sucesso de, O Amor Acontece, mas com um estlo completamente diferente e por isso mesmo, não tendo uma história tão envolvente e interessante apesar da quantidade de actores conhecidos a participar do elenco.
O filme conta a história de várias pessoas que se conhecem e se relacionam no Dia dos Namorados, inicio e fim de relações, histórias que poderão acontecer na vida de qualquer pessoa.
Com tantos actores conhecidos, e bons actores convém dizer, ficou muito aquém das minhas expectativas. Classificando de zero a cinco esctrelas, daria somente duas estrelinhas...

Realizador: Garry Marshall
Actores: Jessica Alba (Morley Clarkson)
             Jessica Biel (Kara Monahan)
             Patrick Dempsey (Harrison Copeland)
             Jamie Foxx (Kelvin Moore)
Género: Comédia | Romance
Ano: 2010
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

29º dia - THE HURT LOCKER

Acabadinho de ver mas como amanhã pego cedo ao trabalho (finally the hollidays are over!) prefiro meter aqui o comentário daqui a umas horas, quando vier comentar o do próximo dia...desculpem! (mas fica a apresentação do filme)

Realizador: Kathryn Bigelow
Actores: Jeremy Renner (Williams James)
             Brian Geraghty (Owen Eldridge)
             Guy Pearce (Matt Thompson)
             Anthony Mackie (Sanborn)
Género: Guerra | Acção | Drama
Ano: 2008
Nomeações: Tem 9 nomeaçoes aos Óscares, tantas como o Avatar e praticamente nas mesmas categorias. Nomeado para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Banda Sonora, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Montagem Sonora, Melhor Mistura Sonora... bem, só duas é que realmente terão maior destaque, as outras são todas técnicas...
vencedor do Eddie no America Cinema Editors; na Austin Films Critics Association para Melhor Realizador, Melhor Filme; vencedor de 6 prémios BAFTA...bem, entre muitos outros, a lista é interminável uma vez que conseguiu arrecadar 67 prémios das 109 nomeações que teve...uau! =) 
País: EUA

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

28º dia - THE BLIND SIDE (Um sonho possível)

The Blind Side tirou o Lua Nova do topo de bilheteiras nos Estados Unidos e no Canadá, após duas semanas em segundo lugar. Achei importante começar desta forma, já que a saga do Crepúsculo tem causado bastante impacto no meio da população.
Gostei bastante da história, não sou muito adepta de desportos nem de filmes baseados em desportos mas este consegue captar a atenção pela história em si capaz de, em alguns momentos quase nos meter a chorar e noutros a rir!
Sandra Bullock representa no seu melhor o papel duma mulher extremamente decidida e que controla toda a situação. Michael na sua timidez e S.J., o miúdo... bem, todo espevitado e com deixas muito engraçadas. Todos os actores representaram muito bem mas claro que, apesar de estar nomeado para melhor filme, não deverão certamente arrecadar esse prémio. Talvez, e espero bem que Sandra Bullock consiga brilhar na noite dos Óscares como conseguiu nos Globos de Ouro.
Um filme bastante aclamado pelas criticas, com uma belíssima lição de moral.


Baseado no livro The blind side: The evolution of a Game de Michael Lewis (2006), o filme conta a história de Michael Jerome Williams - também conhecido como Michael Oher, jogador de Futebol Americano da Baltimore Ravens, National Football League - um jovem negro e com uma vida problemática que é ajudado por uma familia branca que lhe querem dar uma vida mais estável e que acreditam nas suas capacidades. O filme é sobre as dificuldades pela qual o jogador teve que ultrapassar para conseguir mudar a história da sua vida.


Realizador: John Lee Hancock
Actores: Sandra Bullock (Leigh Anne Tuohi)
             Tim Mcgraw (Sean Tuohi)
             Quinton Aaron (Michael Oher)
             Kathy Bates (Miss Sue)
             Jae Head (S. J. Tuohy)
Género: Biográfico | Drama
Ano: 2009
Nomeações: Este filme conta com duas nomeações aos óscares nas categorias de Melhor Filme e Melhor Actriz Principal. Vencedor de prémios para Melhor Actriz Principal (Sandra Bullock) na Broadcast Film Critic Awards, Globos de Ouro e Screen Actors Guild Awards.
País: EUA

domingo, 21 de fevereiro de 2010

27º dia - DISTRICT 9 (Distrito 9)

Distrito 9, o filme de ficção-cientifica realizado por Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson é-nos apresentado em forma de documentário sobre uma pessoa humana após aliens terem chegado à Terra como refugiados e estarem na África do Sul a viver em"favelas".
A MNU, uma organização encarregue de controlar os alíenigenas vendo que eles poderiam constituir uma ameaça para a população de Johannesburgo, decide dar uma ordem de despejo aos mesmos e envia para lá várias pessoas da sua organização dirigidas por Wicus Van Der Merwe.
Os conflitos entre humanos e estes seres doutro planeta aumentam quando Wicus é contaminado com a tecnologia genética e passa a ser um hibrído entre humano e alienígena sendo submetido a vários testes e com a sua vida em risco graças à ganância da organização para a qual trabalha!
Pelo que várias pessoas me tinham dito sobre o filme e principalmente sobre o final, pensei que talvez fosse mais um daqueles filmes sem pés nem cabeça e com um final estúpido mas superou bastante as minhas expectativas... acabei de ver o filme com pena dos alienígenas (pelo excesso de submissão e de medo que tinham dos humanos) e do Wicus, um tipo com a mania de mexer naquilo que deveria estar quieto...e quanto ao final, acho que se calhar todos pensavam que iria ser um desfecho dramático para o protagonista mas nem foi assim tão mau...um pouco de esperança não faz mal a ninguém.
A qualidade do filme é excelente, basta ter sido produzido por Peter Jackson, o mestre dos efeitos especiais que decididamente é bom naquilo que faz!
É um filme que recomendo e que julgo que poderá ficar marcado como um dos melhores filmes de Ficção Cientifica a juntar a alguns clássicos como Alien, Predador, Matrix...pelo menos merece as nomeações que tem apesar de majoritariamente técnicas.

Realizador: Neill Blomkamp
Actores: Sharlto Copley (Wicus Van De Merwe)
             Jason Cope (Grey Bradnam)
             Natalie Boltt (Sarah Lvingstone - Socióloga)
Género: Ficção Cientifica | Drama
Ano: 2009
Nomeações: Nomeado aos Óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Visuais; ganhou também alguns prémios nestas mesmas categorias.
País: EUA

sábado, 20 de fevereiro de 2010

26º dia - WOLFMAN (O lobisomem)

Um remake do filme de 1941 com o mesmo nome, escrito por Curt Siodmak e realizado por George Waggner.
Após o assassinato do seu irmão mais velho, Lawrence Talbot decide voltar para casa para descobrir a sua causa de morte, reconciliar-se com o seu pai e ajudar o mesmo a administrar a casa.
Talbot ouve as conversas da população relativamente à estranha morte do irmão em que todos pensam que está relacionada com algo sobrenatural e que essa mesma causa fez outras vítimas na mesma região.
Num dia de lua cheia, os habitantes de Blackmoor decidem fazer uma Caça ao Lobisomem e Talbot resolve juntar-se ao grupo para poder vingar a morte do irmão...mas a sua tarefa não será assim tão simples!
Um filme razoável, tendo em conta que é um remake não há muito na história que se possa alterar (apesar de ter algumas diferenças) mas está óptimo no que diz respeito aos efeitos especiais e os actores também teem uma prestação razoável.
Em certos momentos acaba por ser um bocadito "parado", neste aspecto fez-me lembrar um pouco o Jack the Ripper (versão de 1988) com Michael Caine e o From Hell (2001) com Johnny Deep, não pela história que contam (que não tem nada a ver com o filme que vi hoje) mas por ficar com aquela sensação que poderia ter sido melhor, que em certas partes, o filme mais antigo acaba por surpreender e captar mais a atenção do espectador.
Gollum desde que fez sucesso no senhor dos Anéis "nunca mais parou" e tem sempre a sua participação em filmes com seres esquisitos e raros que vivem em montanhas perigosas e só fazem porcaria! =) E eis que no climax da história me dá uma vontade tremenda de rir, que meteu toda a gente a olhar para mim de lado e a tentarem perceber a piada...ok, não partilhei aquilo em que estava a pensar porque entretanto perderia o meu timing, mas para quem já viu o filme (e quem não viu mas pretende ver, não leiam o que se segue!) imaginem dois lobisomens peludos e a babarem-se numa arena de boxe com uns calçõezitos azuis e aquele corpo peludo coberto de lacinhos cor-de-rosa...ahahaha. Saudadinhas do tempo em que era mais nova e costumava ver o Lobijovem na televisão, até que era engraçada a Banda Desenhada e o rapaz lobo não tinha instintos tão primitivos. Ficou um pouco aquém das minhas espectativas, mas não deixa de ser um filme com uma história interessante.
Algumas curiosidades relativas ao filme de 1941,  o filme tornou-se bastante popular e o actor principal participou em mais quatro filmes - Frankenstein meets the Wolf Man (1943), House of Frankenstein (1944), House of Dracula (1945) e Abbot and Costello Meet Frankenstein (1948), pensando um pouco no final do novo remake e tendo em conta que o Investigador da Scotland Yard foi mordido pelo Talbot, poderemos pensar que este filme terá uma continuação que poderão ser ou não um remake destes filmes (haveria de ser interessante).
No filme Wolf Man de 1941, também é usado pela primeira vez o conceito das balas de prata que, tradicionalmente se diz, a  prata a prata seria usada contra os vampiros. Quanto ao pentagrama, não se sabe se foi um artefacto criado apenas para dar algum simbolismo ao filme ou se tem a ver com alguma lenda.
Para quem viu ou pretende ver este remake, sugiro que vejam também a primeira versão e tirem as vossas conclusões!

Realizador: Joe Johnston
Actores: Emily Blunt (Gwen Conliffe)
             Benicio del Toro (Lawrence Talbot)
             Antony Hopkins (Sir John Talbot)
             Simon Merrels (Bem Talbot)
             David Sterne (Kirk)
Género: Terror | Thriller
Ano: 2010
Nomeações: Nenhumas
País: EUA


"When is full moon the legend comes to live!"

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

25º dia - JULIE AND JULIA

Oba, um filme soft de se ver...admito que já estava a ficar aborrecida de ver tantos dramas e filmes de terror.
Gostei da história, também fala duma jovem frustrada com a sua carreira profissional, que um dia decide criar um blog sobre algo que gosta: cozinha! Ena, que sensação de deja-vu... No final, acabei por ficar ainda mais entusiasmada com a criação deste blog, no fundo, tal como Julie arranjei uma forma de me entreter e não pensar tanto nas chatices a que todos estamos acostumados a ter nos nossos empregos; pelo menos parece ser um bom escape, vamos a ver! Haja boa disposição para levar as coisas adiante, apesar de não ser nenhuma "PRO" nem esperar ficar famosa ou coisa que se pareça...e bem, começar a ter umas aulinhas de culinária também me convinha... =o)

O filme fala da história de Julia Child (baseado na sua biografia My life in France), autora de alguns livros de culinária e apresentadora dum programa televisivo nos Estados Unidos e da história de Julie, como já tinha referido anteriormente, uma jovem frustrada com a sua carreira profissional que se propõe a cozinhar as 574 receitas do livros Mastering the Art of French Cooking.
Uma história muito criativa e capaz de proporcionar bons momentos de descontracção, onde as personagens são amorosamente tontas, o que seria de esperar face à grande actriz Merryl Streep.
à medida que os anos passam, Merryl Streep tem mostrado o seu grande valor como actriz e muito talentosa em filmes de comédia.
É, de facto, um filme muito agradável!

Realizador: Nora Ephron
Actores: Merryl Streep (Julia Child)
             Amy Adams (Julie Powell)
             Stanley Tucci (Paul Child)
Género: Comédia | Biografia
Ano: 2009
Nomeações: Este filme conta com uma nomeação aos Oscares para Merryl Streep como Actriz Principal. A actriz esteve também nomeada para os BAFTA, venceu o prémio de ;elhor Actriz na Boston Society Awards,na Broadcast Films Association Awards, vencedora igualmente do Globo de Ouro, entre outros prémios...
País: EUA

Nota Breve 2

Afinal até nem estive assim tantos dias fora, mas o desafio continua a ser cumprido e neste momento a página está, finalmente, actualizada à data corrente.
Sobre as mini-férias...bem, souberam a pouco mas serviram para descansar e definir ideias sobre aquilo que pretendo fazer num futuro mais próximo!
Acredito que alguns filmezitos que tenho andado a ver me estão a dar algumas sugestões interessantes para espantar as avestruzes e abelhinhas lá do meu "estaminé"...isto porque há que acompanhar os avanços da tecnologia e usar algo mais sofisticado do que um furador como arma de ataque às criaturas metediças que adoram indrominar o povinho trabalhador...

...mas isso, é uma outra história, um outro filme duma realizadora desconhecida... :s

24º dia - LOVELY BONES

(filme visto a 18 de Fevereiro de 2010)


Resolvi começar a ver este filme sem ver previamente o trailer nem tentar descobrir sobre o que se tratava.Gostei da história, apesar de ter um estilo diferente daquele que estamos habituados por Peter Jackson.
Visto do Céu, é uma adaptação do romance "Uma vida interrompida" de Alice Sebold, onde conta a história duma adolescente que foi violada e assassinada pelo seu vizinho, um serial-killer.
Susie (a jovem assassinada) não vai para o paraíso, fica na terra como uma Alma e observa o seu vizinho bem como tenta fazer com que o pai não se esqueça dela e tente descobrir quem a matou.
Este filme não foi muito receptivo ao público nem aos criticos duma maneira geral, onde acharam que Peter Jackson foi demasiado ambicioso e poderia ter feito um filme com menos efeitos especiais e onde seguisse a história definida no romance.
Se formos a ver outros filmes, creio que nenhum deles segue "à letra" tudo aquilo que vem escrito... poderemos falar de Código da Vinci, a Saga Twilight e até mesmo os livros do Harry Potter onde muitas cenas são cortadas e modificadas para que a história faça sentido e o filme tenha duas ou três horas em vez de sete ou oito! Se por um lado pensamos que algumas cenas seriam importantes para entender o filme, por outro lado poderiamos ter uns minutos extra de gravação pouco interessantes e que iriam fazer com que o espectador se entediasse.
Acho que, infelizmente, grande parte dos supostos apreciadores da sétima arte gostam de ver filmes onde possam ouvir os gritos histéricos de raparigas quando o actor A ou B entra em cena semi-despido (que por acaso até é jeitosinho e tal...) do que propriamente apreciar e perceber a história que alguém se deu ao trabalho de reescrever e transformar num filme...ou por outro lado, talvez os actuais amantes de cinema tenham como segundo passatempo favorito ver telenovelas e esperam que, um dia, o seu sonho de ver uma novela num ecrã gigante se torne realidade.


Eu não li o romance, quem sabe um dia venha a ler mas gostei do filme e sinceramente, apesar de não ser o tipo de filme que nomearia para os óscares, considero que a história faz mais sentido e é bem acessível à compreensão do público em geral do que outros filmes que tive a oportunidade de ver recentemente, por exemplo, Um Homem Simples!


Realizador: Peter Jackson
Actores: Rachel Weisz (Abigail Salmon)
             Mark Wahlberg (Jack Salmon)
             Saoirse Ronan (Susie Salmon)
             Susan Sarandon (Grandma Lynn)
Género: Drama | Policial
Ano: 2009
Nomeações: Nomeado para o óscar de Melhor Actor Secundário Stanley Tucci, Vencedor do prémio da Critics Choise Awards e de Las Vegas Critics Awards Society para Melhor Actriz Adolescente
País: EUA

23º dia - THE BOX

(visto a 17 de Fevereiro de 2010)


A história inicia-se sobre o mistério duma caixa que é deixada, durante a noite, à porta de casa dum jovem casal. Durante o dia, um estranho vai a casa de Norma e Arthur e lança um desafio a Norma: se eles carregarem no botão ganham um milhão de dólares no entanto, alguém que eles não conhecem irá morrer nesse preciso momento.
As personagens irão descobrir com o desenrolar da história que o jogo não é assim tão simples e que, mais cedo ou mais tarde, todos somos responsáveis das decisões que tomamos.
Baseado no conto "Button, button" de Richard Matheson este filme é capaz de gerar alguma confusão caso os espectadores não estejam com alguma atenção.
Acho o filme muito semelhanto ao "Jogo" protagonizado à uns anos atrás por Michael Douglas, um drama de Terror Psicológico que obriga de certa forma os espectadores a ficar com algumas duvidas no final do filme e discutirem algumas situações.
No inicio estava a achar demasiado parado, mas o filme vai-se tornando envolvente à medida que vamos sabendo mais sobre as personagens e o objectivo "da caixa"!

O que farias se te dessem uma caixa que te permitisse ficar milionário mas em contrapartida, a partir do momento em que carregasses no "botão" alguém que não conhecesses iria morrer?

Realizador: Richard Kelly
Actores: Cameron Dia (Norma Lewis)
             James Marsden (Arthur Lewis)
             Frank Langella (arlington Stewart)
Género: Drama | Ficção
Ano: 2010
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

22º dia - ICE AGE 1 vs ICE AGE 2 vs ICE AGE 3

(só vi o terceiro filme - era o único que me faltava ver as façanhas do esquilo (diga-se parolo, assim designado por algumas pessoas minhas conhecidas!) e do Manny mas, por uma questão de lógica não ficaria muito correcto falar só da última sequela da Idade do Gelo sem nunca ter falado antes dos outros... visto a 16 de Fevereiro de 2010).



E porque considero uma das melhores bandas desenhadas que foram criadas até agora, acho que vale a pena comentar e sugerir estas animações a pequenos e graúdos. Terão garantidos bons momentos de entretenimento...


ICE AGE 1 
As aventuras na Idade do Gelo duma Preguiça encrenqueira chamada Sid, um Mamute Manny e o sábio Tigre Dentes de Sabre, Diego.
Neste filme os três encontram uma criança e decidem devolvê-la aos seus pais. 
Realizador: Chris Wedge e Carlos Saldanha
Escritor: Michael Wilson (história) e Michael Berg (animação)
Dobragens: Ray Romano (Manfred)
                 John Leguizamo (Sid)
                 Denis Leary (Diego)
Género: Animação
Ano: 2002
Nomeações: Esteve nomeado para os óscares como Melhor Filme de Animação (2002)
                                       País: EUA




* * * * * * * * *


ICE AGE 2
Manny, Diego e Sid voltam nesta sequela para mais uma grande aventura e muitas trapalhadas à mistura. O vale onde sempre viveram está a coimeçar a derreter, então eles teem que reunir todas as espécies e procurar outro lugar para viverem e continuarem a espécie.




Realizador: Carlos Saldanha
Escritor: Gerry Swallow (história) e Peter Gaulke (animação)
Dobragens: Ray Romano (Manfred)
                 John Leguizamo (Sid)
                 Denis Leary (Diego)
Género: Animação
Ano: 2006
Nomeações: Vencedor do prémio Melhor Filme de Animação do Kid's               Choise Awards (EUA),  Melhor voz para uma Personagem (Queem Latifah e Elie Semoun)
País: EUA

* * * * * *

ICE AGE 3

Desta vez Sid mete-se em apuros por querer cuidar de bebés dinossauros. A fêmea vem atrás dos bebés e acaba por levar Sid com ela. Manny e Diego decidem salvar Sid entrando no Mundo Perdido dos Dinossauros.
Preve-se que haja uma continuação da Idade do Gelo - como tudo o que é de mais enjoa, esperamos que a próxima sequela tenha mais aventuras e momentos hilariantes com estes três amigos e as aventuras do esquilo.




Realizador: Carlos Saldanha e Mike Thurmeier
Escritor: Peter Ackerman e Michael Berg
Dobragens: Ray Romano (Manfred)
                 John Leguizamo (Sid)
                 Denis Leary (Diego)
Género: Animação
Ano: 2009
Nomeações: Conta somente com duas nomeações para o Annie Awards nas categorias de Melhor Voz (Sid) e Melhor Música.
País: EUA