quarta-feira, 24 de março de 2010

53º dia - Shutter Island

(filme visto a 19 de Março)


Ena, ida ao cinema numa tarde chuvosa. Á muitos anos que não ia ao cinema durante a tarde - relembrar os meus tempinhos de secundário em que juntava um pequeno grupo de amigos e estavamos a tarde toda no centro comercial, completamente vidrados em sessões duplas às sextas feiras e passado umas horas... NOITE!
Saudades desses mesmos amigos que, com a ida para cursos diferentes, acabamos por nos separar e já não ter tanta cumplicidade quando estamos juntos, todo aquele companheirismo que neste momento não é nada mais do que um sorriso, um aceno de cabeça e poucas palavras, poucas emoções.
Mas... a ida ao cinema correu bem, não só tendo em conta algumas mudanças a nivel mais pessoal, mas também porque gostei da história.


Tal como a maior parte dos filmes, se prestarmos bem atenção também poderemos encontrar algumas falhas:

  • Quando Teddy entrevista o primeiro paciente ele rabisca furiosamente o seu caderno a ponto de o rasgar numa cena. Na cena seguinte o papel está intacto;
  • Quando Teddy e Chuck sobem à falésia o tempo está muito cinzento e nublado; quando Teddy anda sozinho no bosque para se aproximar do farol o tempo está ensolarado;
  • Quando as crianças estão na água, a roupa de mergulho da menina é visivel algumas vezes;
  • Na parte final do filme, quando Andrew chora a morte dos filhos que se estão a afogar no lago as crianças mexem-se e respiram;
  • Quando teddy leva o sapato da sua filha e lhe arranja as mãos, ela (supostamente morta) mexe-se algumas vezes;
  • Entre tantos e tantos outros erros que o filme apresenta... mas acho que mesmo assim valerá a pena vê-lo e tentar perceber um pouco a história bem como entender alguns métodos polémicos de lidar com pessoas que à uns anos atrás tinham graves problemas mentais.

Shutter Island conta a história de dois investigadores militares que são convidados para irem para uma remota ilha na costa dos Massachusetts investigar o estranho desaparecimento duma assassina do hospital psiquiátrico.
Mas a sua estadia no hospital torna-se estranha e parece que os pacientes estão todos a esconder um segredo macabro ao qual Teddy terá que descobrir.
"As coisas nem sempre são aquilo que parecem!"


Realizador: Martin Scorsese
Actores: Leonardo DiCaprio (Teddy Daniels)
             Mark Ruffalo (Chuck Aule)
             Ben Kingsley (Dr. Cawley)
Género: Drama | Suspense
Ano: 2010
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

1 comentário:

signatus disse...

bom.. este tb vi no cinema, e realmente ate gostei.. na realidade sou uma pessoa k normalmente desvenda rapidamente os filmes mais complexos, tipo nos primeiros momentos de filme adivinho facilmente o seu destino e final.. á cerca deste em especial tenho a dizer k achei uma historia bem realizada, com capacidade de agarrar um pouco o espectador mais usual, colocando-o sempre na duvida do k realmente se passa :).. bom, eu esperava um pouco mais, mas na realidade tb sou mt exigente, e mts vezes ate demais.. mas embora estivesse relutante em ver este filme, pensando k ate nem iria gostar, acabei por ter uma experiencia em contrario aquilo k esperava e de 0 a 10 de mim ate leva um 8 por certos aspectos k acho positivos para um filme funcionar, ou seja o seu enredo, dialogos, actuaçao de todos os actores e mais alguns pormenores como a musica e cenarios envolventes.. bom e assim deixo a minha opiniao,e piro-me com os melhores cumprimentos aos leitores deste blog iniciado pela nossa querida Tania ''LittleMissDemon'' :Plol