domingo, 18 de julho de 2010

155º dia - OPIUM, DIARY OF A MAD WOMAN

(filme visto a 29 de Junho)

Um filme que comecei a ver mesmo por acaso; estava a tentar fazer o download dum episódio duma série e ao enganar-me numa tecla começou a dar  este filme.
Um filme longo mas extremamente interessante capaz de nos deixar colados ao sofá do inicio ao fim.
Com uma excelente actuação das duas personagens principais, com um argumento fantástico, cenários lindíssimos e uma fotografia que fala por si só!
Descreve nitidamente os tratamentos bárbaros que eram utilizados nas primeiras décadas do século XX no tratamentos de doentes com perturbações mentais através de terapias de choque, alimentação forçada, isolamento total dos doentes, lobotomia que eram práticas consideradas normais e eficazes no tratamento dos mesmos.

O filme fala sobre a relação perturbadora que se desenvolve entre Dr. Brenner, um médico que vai trabalhar para um hospital psiquiátrico e a sua paciente, Gizella.
Ela é uma paciente que vive com a obsessão de estar possuída pelo Diabo e a única forma de conseguir exteriorizar o seu sofrimento é escrever compulsivamente nos seus diários.
Brenner sente-se interessado na sua paciente devido à sua capacidade de escrita já que ele, viciado em ópio, está a passar por um sério momento de falta de criatividade e dum caso interessante para relatar nos seus livros...não entende como ela consegue expor livremente todos os seus pensamentos no papel de forma tão fácil e para ele é tão complicado.
A relação médico - doente torna-se ainda mais complicada devido a um grande desejo sexual que começa a existir entre ambos que termina numa intensa cena de sexo e quando o médico começa a utilizar os diários de Gizella como se tivessem sido escritos por si.
Gizella acredita que, por terem tido relações, eles agora são casados e a mesma parece melhorar o seu estado de saúde. No entanto, quando o médico a repudia e ridiculariza o seu problema à frente do chefe do hospital ela entra em histerismo e acaba por piorar.
Durante o novo tratamento, a doente pede para lhe removerem o cérebro como forma de terminar com o seu sofrimento, dando-nos um clímax da história extremamente intenso.

Realizador: János Szász
Actores: Ulrich Thomsen (Dr. Brenner)
             Kristi Stubo (Gizella)
             Zsolt Lazlo (Professor Winter)
             Eniko Borcsok (Sister Hortenzia)
Género: Suspense | Drama
Ano: 2007
Nomeações: Vencedor do prémio para Melhor Actriz e Melhor Filme no Fantasporto em 2008.
vencedor da Hungarian Film Week nas categorias de melhor Cinematografia, Melhor realizador, Melhor Som e Prémio de Critica "Gene Moskowitz".
Vencedor do prémio de Melhor Actriz no festival Internacional de Cinema de Moscovo.
País: Hungria | Alemanha

154º dia - SOLSTICE

(filme visto a 28 de Junho)

Tendo em conta que é mais um filme de adolescentes histéricos que decidem ir passar um fim de semana não sei aonde e acabam por morrer quase todos e sobreviver os mais indefesos e coitados da história, até é um filme que nos acaba por surpreender um pouco. Claro que estes filmes tem sempre o mesmo desenrolar e o final é sempre o mesmo mas dentro do mesmo género, temos que saber distinguir quais os que tem uma história que faça algum sentido e quais os que são uma autentica colecção de barbaridades e de supostos "chaços"...este faz algum sentido, as interpretações das personagens são bastante credíveis e relativamente ao argumento conseguem fazer com que nos interessemos pela historia embora o final deixe um pouco a desejar!

Um grupo de amigos parte de férias para a casa de campo de uma das amigas onde começam a acontecer fenómenos estranhos relacionados com um segredo perturbador da sua irmã gémea que se tinha suicidado alguns meses antes e com a mudança da estação do ano.

Realizador: Daniel Myrick
Actores: Elisabeth Harnois (Megan | Sophie)
             Shawn Ashmore (Christian)
             Hilarie Burton (Alicia)
             Amanda Seyfried (Zoe)
Género: Terror | Suspense
Ano: 2008
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

153º dia - NUMBER 23

(filme revisto a 27 de Junho)

Para quem tinha ficado com uma estranha impressão sobre o trabalho de Jim Carrey em filmes como Ace Ventura e a Máscara, só mostra a excelente capacidade de representação do actor.
Com filmes extremamente conhecidos graças à sua veia humorística, Carrey também consegue arrecadar elogios no que diz respeito a outro género de filmes e devo dizer que, Jim Carrey tem filmes muito bons...quem sabe daqui a uns anos ainda o vemos galardoado, só falta a oportunidade certa!
Relativamente ao que está agora a ser comentado, acho que tive a oportunidade de o rever mais do que uma vez, primeiro porque em várias vezes me fez relembrar o Sin City e também pela história mirabolante que nos é contada, que nos prende ao ecrã mas que ao mesmo tempo nos faz pensar que o filme tem tanto de interessante como de louco!
Gostei do filme, tem bons cenários, uma boa representação e bom argumento... deve ser visto pelo menos uma vez.

Walter Sparrow é um homem reservado e introvertido que trabalha no Canil Municipal. Um dia recebe um livro de presente da sua esposa Agatha chamado, O número 23. 
Toda a história do livro fala da obsessão dum homem sobre um número e que determina toda a sua vida. Ao ler o livro, Walter reconhece várias partes da história como parte do seu passado, situações pelas quais ele já tinha vivido e aos poucos também vai notando a presença do número 23 no seu passado e no seu presente tornando-se obsessivo tal como o "herói" do livro e teme que se esteja a tornar num assassino.
Curiosamente, este é o 23º trabalho do realizador Joel Shumacker.

Realizador: Joel Shumacker
Actores: Jim Carey (Walter Sparrow | Detective Fingerling)
             Virginia Madsen (Agatha Sparrow | Fabrizia)
             Logan Lerman (Robin Sparrow)
             Danny Huston (Isaac French | Dr. Miles Phoenix)
Género: Suspense
Ano: 2007
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

quinta-feira, 15 de julho de 2010

...:: 5º Mês ::...

Mais um mês que passa... ufa, tem sido complicado ver tanto filme mas mais complicado ainda é ter que os comentar. ESte blogue já teve dias mais felizes mas com atrasos, problemas na Internet e férias (diga-se de passagem umas excelentes férias sem contar) cá vamos continuando, a pouco e pouco, a ver se tudo fica mais ou menos actualizado pois isto de escrever os apontamentos dos filmes em cadernos e depois estar a passar para o PC mais parece os trabalhos que tinha para fazer quando andava a estudar... =)


Segue-se a listagem do quinto mês e coragem para os sete que ainda faltam!
A lista (parte V):

122º dia - Poltergheist I
123º dia - Poltergheist II - O Outro Lado
124º dia - Poltergheist III - A Batalha Final
125º dia - Uma Mente Brilhante
126º dia - Perfume, A História dum Assassino
127º dia - Adam
128º dia - O Orfanato
129º dia - Babel
130º dia - Mamma Mia
131º dia - Garden Party
132º dia - Criança Rebelde
133º dia - O Código DaVinci
134º dia - Anjos e Demónios
135º dia - A Vila
136º dia - O Fantasma da Ópera
137º dia - Memórias duma Gueixa
138º dia - Romasanta, A Caça ao Lobisomem
139º dia - A Invenção da Mentira
140º dia - Zona Verde
141º dia - Lembra-te de Mim
142º dia - Blood Summers
143º dia - X-Men Wolverine, A Origem
144º dia - O Libertino
145º dia - Vicio Frenético
146º dia - Shrink
147º dia - Sussurro
148º dia - Busca Implacável
149º dia - Corrupção
150º dia - Deja Vú
151º dia - Nevoeiro Misterioso
152º dia - Caçador de Mentes

152º dia - MIND HUNTERS

(filme revisto a 26 de Junho)

Numa ilha desabitada, um grupo de agentes do FBI desenvolve um programa de treino para a sua divisão de perfis e resgate psicológicos designados como Caçadores de Mentes. O objectivo principal deste projecto serve para conseguir identificar potenciais serial-killers.
Os problemas começam quando, num grupo de oito agentes está escondido um homicida cujo objectivo é assassinar os seus "colegas de treino". Todos eles são suspeitos e todos correm risco de vida até que, no ultimo teste onde tem que provar a sua capacidade de resolver crimes eles descobrem que estão diante dum misterioso assassino sempre à espreita da melhor altura para mais um crime.

Um filme, no meu ponto de vista, muito bom! Com uma história capaz de nos prender deste o inicio até ao final...muito suspense, muita acção e histórias imprevisíveis mas lógicas que se ligam entre si e nos fazem pensar quem é o assassino, tendo a capacidade de nos surpreender no final. Um dos poucos filmes de suspense dos últimos cinco anos que vale a pena ver.

Realizador: Renny Harlin
Actores: Eion Bailey (Bobby Whitman)
             Patricia Velasquez (Nicole Willis)
             Clifton Collins Jr (Vince Sherman)
             Val Kilmer (Jake Harris)
Género: Suspense
Ano: 2005
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

151º dia - THE MIST

(filme visto a 25 de Junho)

Baseado no conto com o mesmo nome escrito por Stephen King conta a história dum grupo de pessoas que estão presas dentro dum supermercado devido a uma estranha neblina após uma violenta tempestade que desvastou uma extensa área do Estado do Maine.
David chega à conclusão que o nevoeiro misterioso tem algo aparentemente "sobrenatural" e todos aqueles que tentam sair da superfície comercial são brutalmente mortos. à medida que o grupo tenta desvendar o mistério instala-se o caos tornando evidente que as pessoas enclausuradas podem ser tão perigosas como as que estão do lado de fora.

Um filme que deixou um pouco a desejar perante a actuação de alguns actores contrastando com a actuação de Thomas Jane que está excelente.
Relativamente ao argumento, é certo que algumas pessoas esperavam um final diferente ou mais surpreendente mas não nos devemos esquecer que é baseado num romance do mestre do terror e precisamente por isso o final do filme teria que ser trágico para respeitar a obra literária...deixa-nos um pouco angustiados em certos momentos
Pessoalmente, e sendo um pouco contraditória em relação a muitos filmes/livros que tenho visto/lido... preferi o filme ao livro.

Realizador: Frank Darabont
Actores: Thomas Jane (David Drayton)
             Marcia Gay Harden (Sr.ª Carmody)
             Laurie Holden (Amanda Dumfries | Dunfrey)
             Andre Braugher (Brent Norton)
Género: Terror
Ano: 2007
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

terça-feira, 13 de julho de 2010

150º dia - DEJA VÚ

(filme revisto a 24 de Junho)

Um filme longo de ficção cientifica que requer alguma atenção para não se perder o fio à meada e se entender a história. Apesar de longo e complexo, tem uma historia interessante e envolvente.
“Déjà Vu” é um filme que não tem nada a ver com a suposta sensação de deja vú que todos, um dia, sentimos mas avalio este filme como um teste à nossa capacidade de acreditar no inverosímil Tentando esquecer o tom inicial de melodrama barato, com elementos demasiado óbvios para o choque da explosão, o realizador Tony Scott e os argumentistas Bill Marsilii e Terry Rossio apostam num novo formato de thriller, onde a abstracção da continuidade do espaço-tempo obriga o espectador a um esforço suplementar. Mas a ausência de clareza é tanta que começamos a pensar que eles estão ainda mais perdidos que nós.
Os produtores do filme decidiram filmar o mesmo em Nova Orleães mas algumas semanas antes do inicio das filmagens o furacão Katrina arrasou com a cidade; desta forma os produtores ponderaram em mudar as gravações para outra cidade mas como não chegavam a nenhuma conclusão pensaram em abandonar as gravações.
Passados três meses as gravações retomam o seu rumo na cidade inicialmente escolhida.
Este é o terceiro filme realizado por Tony Scott onde também participa o actor Denzel Washington e o primeiro filme a receber a censura PG-13 desde Dias de Trovão (1990).

Um ataque terrorista faz explodir um ferry-boat em Nova Orleães ao qual um investigador da ATF é chamado para investigar do atentado e junta-se a uma equipa de peritos. Esta equipa trabalha com uma tecnologia experimental que possibilita recuar em quatro dias no passado e observar qualquer lugar e qualquer pessoa dentro dum determinado período de espaço.

Realizador: Tony Scott
Actores: Denzel Washington (Doug Carlin)
             Paula Patton (Claire Kuchever)
             Jim Caviezel (Carrolll Oerstadt)
             Matt Craven (Larry Minuti)
Género: Suspense
Ano: 2006
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

segunda-feira, 12 de julho de 2010

149º dia - CORRUPÇÃO

(filme visto a 23 de Junho)

Filme baseado no best-seller Eu Carolina, escrito por Carolina Salgado em que fala sobre as artimanhas e corrupção no futebol português.

Carolina Salgado, a protagonista real da história que nos é contada, visitou duas vezes as filmagens do filme para dar alguns pontos de referência sobre o que se passou consigo de forma a que a representação pudesse ser o mais fiel possível à realidade.

Um filme que gerou bastante controvérsia em Portugal uma vez que gira em torno do também tema polémico "apito dourado".
Por questões óbvias os portistas não tem nenhuma "estima" pelo filme, considerando-o uma cabala, uma ofensa à honra e dignidade dum ser humano, no caso Pinto da Costa, actual presidente do Futebol Clube do Porto.
Apesar de portista e da história que nos é contada que, tendo em conta a altura em que este estreou estava a decorrer o julgamento do caso "Apito Dourado" e que poderia levar a conclusões determinantes, gostei do filme e mostra que a representação em Portugal nestes últimos anos tem melhorado bastante. Os actores mostram que não servem, somente, para actuar em telenovelas e tem capacidades para fazer bons filmes.

Realizador: João Botelho
Actores: Margarida Vila Nova (Sofia)
             Nicolau Breyner (Pinto da Costa)
             António Cerdeira
             Alexandra Lencastre
Género: Drama | Suspense
Ano: 2007
Nomeações: Nenhumas
País: Portugal

148º dia - TAKEN

(filme revisto a 22 de Junho)

Bryan Mills, um homem com um passado misterioso vive as 96 horas mais longas da sua vida na tentativa de resgatar a sua filha e a sua amiga que tinham ido passar férias a França, raptadas por uma quadrilha especializada em vender mulheres no mercado negro para prostituição e matar todos aqueles que estão envolvidos no rapto.
Um filme cheio de acção em que o actor relembra as habilidades aprendidas durante o tempo que trabalhou como agente federal.

Famke Janssen durante a gravação deste filme decide tomar medidas reais na luta contra a corrupção e é, neste momento, Embaixadora da Boa Vontade para o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e Crime.

Realizador: Pierre Morel
Actores: Liam Neeson (Bryan Mills)
             Maggie Grace (Kim)
             Leland Orser (Sam)
             John Gries (Casey)
Género: Acção | Suspense
Ano: 2008
Nomeações: Nomeado para Melhor Filme Internacional na Academia de Fantasia, Ciencia e Ficção Cientifica dos Estados Unidos.
Nomeado para Melhor Filme de Aventura da Teen Choise Awards.
Vencedor do prémio de Melhor Filme na BMI Film & TV Awards.
Pais: EUA | França

147º dia - WHISPER

(filme revisto a 21 de Junho)

Confiantes de que poderão conseguir um bom dinheiro para poder casar e dar uma vida estável à sua noiva, Max Truemont e um grupo de amigos decidem raptar uma criança e pedir um resgate milionário aos seus pais.

Um filme com uma história um pouco diferente daquelas que estamos habituados a ver, nesse sentido é um filme que consegue captar a nossa atenção e é capaz de nos ir surpreendendo várias vezes à medida que o vamos seguindo.
Mostra que cada um de nós tem o seu lado negro, algo de errado a esconder e que quando essa faceta é descoberta por norma traz sempre alguma consequência.
Depois de Max raptar o rapaz, junta-se a Roxanne e aos companheiros de conspiração numa viagem macabra rumo ao campo de férias abandonado onde tinham planeado esconder-se.
Enquanto esperam instruções sobre o resgate, começam a virar-se uns contra os outros à medida que suspeitas antigas e alguns segredos são descobertos.
Ao fim de algum tempo Max começa a entender que a criança esconde um terrível mistério e que por esse motivo, todos os seus planos começam a arruinar-se.

Realizador: Stewart Hendler
Actores: Jennifer Shirley (Ama)
             Blake Woodruff (David Sandborn)
             Michael Rooker (Sydney Braverman)
             Josh Holloway (Max Truemont)
Género: Suspense | Terror
Ano: 2007
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

146º dia - SHRINK

(filme visto a 20 de Junho)

Este filme é sobre um famoso psicólogo, pelo livro que escreveu sobre a melhor forma para alcançar a felicidade e também por ser médico de várias personalidades importantes.
Incapaz de tratar dos seus pacientes após o inexplicável suicídio da sua esposa, Henry Carter mergulha numa terrível depressão tornando-se consumidor de drogas leves e sente-se incapaz de ajudar o seus pacientes na resolução dos seus problemas.
A pedido do seu pai, Carter começa a tratar duma adolescente que perdeu a sua mãe à alguns meses e que desde então se tornou numa pessoa mais reservada e que consequentemente baixou as suas notas escolares e que se refugia do seu mundo problemático nas salas de cinema.
Com Jemma e com a ajuda de outras pessoas que vão surgindo na sua vida, o psicólogo começa a acreditar que apesar dos factores externos que são capazes de nos abalar, todos tem o direito de dar uma nova oportunidade a si mesmo e, tal como no seu livro, arranjar um método eficaz de abandonar o sofrimento e alcançar a tão desejada felicidade.

Mostra como as pessoas são capazes de ser influenciadas pelas decisões e comportamentos doutras pessoas e como, um acontecimento trágico pode alterar as nossas vidas tornando-nos mais inseguros em relação àquilo que queremos fazer.
Com um bom argumento, perde um pouco pela falta de intensidade e de dramatismo de algumas personagens. Conta com algumas cenas que, sendo demasiado paradas, tornam-se monótonas e fazem com que nos percamos um pouco pela história.

Realizador: Jonas Pate
Actores: Kevin Spacey (Henry Carter)
             Joe Nunez (Joseph Nunez)
             Mark Webber (Jeremy)
             Kate Palmer (Jemma)
Género: Drama
Ano: 2009
Nomeações: Nenhumas
País: EUA

sábado, 10 de julho de 2010

145º dia - THE BAD LIEUTENANT

(filme visto a 19 de Junho)


Nicolas Cage é, sem dúvida, um bom actor no entanto de vez em quando tem alguns papéis que, de certa forma, nos deixam estupefactos a olhar para o ecrã...não por interpretar mal a sua personagem (antes pelo contrário), mas pelas personagens estranhas que o mesmo tem que desempenhar.
Vou ser sincera, não gostei do filme. Até poderia ser um policial interessante se não tivesse tantas cenas em que chegássemos à conclusão que o policial é mesmo um aselha e que só se mete em confusões. Bom policia?! Oh sim, até pode ser mas em certos aspectos este filme só serve para demonstrar o tipo de corrupção a que estamos habituados a "ter que mostrar respeito"...
Vale mesmo pela boa interpretação de Nicolas Cage; que do mesmo modo foi bastante aclamado pelas criticas.

Após salvar um prisioneiro de afogamento em decorrência do furacão Katrina, o detetive Terence McDonagh é promovido a tenente. Com as costas seriamente contundidas, passa a depender de analgésicos para aguentar a dor. Um ano depois, está viciado em Vicodin e cocaína, mas continua a trabalhar em nome da lei. Quando uma família de imigrantes africanos é assassinada, ele é nomeado para o caso e vai à procura do assassino mas o seu próprio envolvimento em actividades ilegais compromete os seus padrões morais e ameaça colocar sua missão em risco.

Realizador: Werner Herzog
Actores: Nicolas Cage (Detective Terence McDonagh)
             Eva Mendes (Frankie Donnenfeld)
             Val Kilmer (Stevie Pruit)
             Jennifer Coolidge(Genevieve)
Género: Acção | Drama
Ano: 2009
Nomeações: Vencedor do Prémio de Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema de Dublin.
Vencedor do Prémio para Melhor Actor no Festival de Cinema de Toronto.
Vencedor do Prémio para Melhor Realizador no Festival de Cinema de Veneza.
País: EUA

144º dia - THE LIBERTINE

(filme visto a 18 de Junho)


Uma boa adaptação da peça de teatro com o mesmo nome de Stephen Jeffrey e que conta a história de John Wilmot, o segundo conde de Rochester, que no século XVII vive na corte inglesa com um à vontade demasiado extravagante. Sempre rodeado de mulheres, escandaliza constantemente a sociedade com as suas aventuras sexuais.
Após se apaixonar pela prostituta e aspirante a actriz Elisabeth Barry, o conde passa a preocupar-se mais em transformar a sua amada numa actriz bem sucedida em Londres e deixando um pouco os seus modos egocêntricos.


Um filme com um dos meus actores favoritos, Johnny Deep, onde mais uma vez poderemos verificar a capacidade do actor dar vida a diferentes personagens de forma bastante talentosa e irreverente. Não tem cenas de acção nem ricas em efeitos especiais, o realizador explora a excelente qualidade interpretativa dos actores e também a própria caracterização da personagem.
Quem está à espera de ver um filme em que possa dar algumas gargalhadas, esqueçam...certo que tem os seus momentos engraçados em algumas partes, mas é um trabalho que deve ser apreciado com atenção.

Realizador: Laurence Dunmore
Actores: Johnny Deep (John Wilmot, 2º Conde de Rochester)
             John Malkovich (King Charles II)
             Samantha Morton (Elisabeth Barry)
             Rosamund Pike (Elisabeth Maley) 
Género: Drama
Ano: 2004
Nomeações: Vencedor do prémio para Melhor Actriz Secundária na British Independent Film Awards. Nomeado para Melhor Actor, Melhor Filme Independente, Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário, Melhor Revelação Cinematográfica.
País: Reino Unido | Austrália

143º dia - X MEN WOLVERINE ORIGINS

(visto a 17 de Junho)

Para quem é fã das sequelas do X-Men, trata-se dum filme imperdível, cheio de acção e que nos conta a história de Wolverine explicando-nos o motivo da sua solidão e do seu passado extremamente violento onde ele depois começa a lutar ao lado dos outros mutantes e do professor Xavier. Além de responder a algumas dúvidas que foram deixadas nos filmes anteriores do X-Men, a longa metragem traz para o ecrã várias personagens da banda-desenhada que não tinham sido referenciadas nos outros filmes tais como Gambit e Deadpool.
Conta com a participação de Hugh Jackman na produção do mesmo e trata-se dum filme que não foi bem recebido pelas criticas cinematográficas devido à falta de cratividade no roteiro adaptado pelo filme. Apesar de tudo, foi um dos filme que mais vendeu em todas as bilheteiras e que, muito provavelmente poderá presentear todos os fãs com uma continuação das aventuras de Wolverine.

Realizador: Gavin Hood
Actores: Hugh Jackman (Logan | Wolverine)
               Liev Schreiber (Victor Creed)
               Danny Huston (Col. William Striker)
Género: Acção | Aventura
Ano: 2009
Nomeações: Vencedor do prémio na Teen Choise Award para Melhor Actor para Filme de Aventura e para Melhor Filme de Aventura. Contou com outras oito nomeções para prémios cinematográficos nomeadamente na Teen Choise Awards, People's Choise Awards, MTV Movies Awards e Academia de Cinema de Filmes de Ficção Cientifica, Fantasia e Terror EUA
País: EUA