quinta-feira, 17 de junho de 2010

129º dia - BABEL

(revisto a 3 de Junho)

Fui ver este filme a primeira vez ao cinema e admito que a meio acabei por ficar aborrecida; uma mistura de várias histórias que a certo ponto se tornam monótonas mas que no final, se prestarmos alguma atenção, acabamos por ver que se interligam e dão algum sentido à mensagem que o filme nos tenta transmitir.
Babel, é considerado como a terceira parte duma trilogia de filmes de Iñarritu, sendo as partes principais os filmes Amores Brutos e 21 Gramas, ambos contarem várias histórias em simultâneo que no final se interligam. Filmes bastante dramáticos que evidenciam as escolhas das personagens, a nossa actuação na vida real.
Foi um filme bastante aclamado pela critica, com um roteiro inteligente.
Após o final da primeira parte da fotografia do filme, Alejandro Iñarritu e o argumentista Gillermo Arriaga quebraram relações; tal acontecimento deveu-se ao facto de Inãrritu ter afirmado ter trabalhado sozinho em ambos os filmes em que os dois participaram, tendo minimizado ao máximo a colaboração do argumentista. Como resultado desta controvérsia, o realizador proibiu o argumentista de assistir à sessão de Babel no Festival de Cannes tendo sido bastante criticado por esse acto.

Um trágico acidente que envolve uma familia norte-americana em Marrocos é a forma como toda a trama se inicia. Conta a história de pessoas comuns, com os seus problemas, que vivem num mundo em constante transformação.
A história desenvolve-se em diferentes partes do mundo e com personagens que, em determinado momento, se cruzam em situações aparentemente ocasionais mas que levam a desfechos completamente inesperados e que irão afectar por completo a sua vida.
Um filme que recomendo a ser visto, com paciência e atenção. De zero a dez... seis!


Realizador: Alejandro Gonzalez Iñarritu
Actores: Brad Pitt (Richard Jones)
             Cate Blanchett (Susan Jones)
             Mohamed Akhzam (Anwar)
             Boubker Ait El Caid (Yussef)
Género: Drama
Ano: 2006
Nomeações: Vencedor dum óscar para Melhor Banda-Sonora, nomeado para as categorias de melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz Secundária (2 actrizes), Melhor Argumento Original e Melhor Edição.
Vencedor dum BAFTA para melhor Banda-Sonora, igualmente nomeado para Melhor Filme, Melhor Realizador, melhor Argumento Original, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Som.
Vencedor no Festival de Cannes para melhor Edição, Grande Prémio Técnico e Prémio François Chalais; nomeado à Palma de Ouro.
Vencedor dum Globo de Ouro para melhor Filme; nomeado para as categorias de Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária (2 actrizes), Melhor Argumento e Melhor Banda-Sonora.
País: EUA | México

Sem comentários: