quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

1º dia - INVICTUS

E começa a corrida aos óscares...uma boa forma de cumprir o "meu" desafio e estar ao corrente do que se passa no mundo cinematográfico, nada como começar a ver alguns dos filmes nomeados aos óscares em 2010!

A minha primeira selecção: Invictus!
Não, não é um filme sobre a história do Futebol Clube do Porto nem sobre a cidade das "pedras sujas e gastas" (segundo a música de Rui Veloso)... quem sabe algum dia Manoel de Oliveira tenha uma ideia desvairada e resolva dirigir um filme sobre a nossa Invicta mas, enquanto isso não acontece, deliciem-se com mais um filme "brilhante" realizado por Clint Eastwood, muito aguardado pelos fãs deste actor e excelente realizador.
A história do filme fala de dois grandes momentos na história de África do Sul: a República após o Apartheid e a história da sua selecção nacional de râguebi que pela primeira vez se torna campeã da copa do Mundo de 1995.
Um filme baseado numa história real, simples e carismático que vale bem a pena ser visto..




"Fora da noite que me encobre
Negro como o poço de pólo a pólo
Agradeço ao que os deuses possam ser
Pela minha alma inconquistável.
Nas garras das circunstâncias
Eu não recuei e não gritei
Sob os golpes do acaso.
Minha cabeça está a sangrar, mas não abaixada.
Além deste lugar de ira e lágrimas
Só surge o horror da sombra
E ainda a ameaça dos anos
Encontra e me encontrará...
...sem medo.
Não importa quão estreito seja o portão,
Como é cobrada a punição do que está escrito
Eu sou o mestre do meu destino,
Eu sou o capitão da minha alma."

Realizador: Clint Eastwood
Actores: Morgan Freeman (Nelson Mandela)
Matt Damon (François Pienaar)
Julian Lewisn John (Ettiene Feyder)
Patryck Lyster (Mr. Pienaar)
Género: Biográfico | Drama
Ano: 2009
Nomeações aos óscares: Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actor Secundário
País: EUA


4 comentários:

joaopedropm disse...

Tiveste uma excelente ideia sem duvida... Em relação à tua primeira escolha, tambem foi muito feliz já que me parece que será um filme bastante bom e que terá representação nas nomeações para os Oscares... Lamento ter de fazer um reparo, lol, mas onde esta nomeação para os oscares, deve estar nomeação para os globos de ouro, pois as nomeações para os Oscares só saem a 2 ou 3 de Fevereiro e espero bem que o filme tenha mais do que 3 nomeações... a ver vamos... beijinho e continuação. Vou seguir o teu blog quase diariamente...

VL disse...

Pelo que vi do trailer, parece ser um filme interessante e um ilme a não perder. Esperar para ver.

LittleMissDemon disse...

Olá João, obrigada pelo comentário.
Espero ir aperfeiçoando o blog e não só apresentar o filme aos leitores desta página, como também dar a minha opinião sobre os mesmos. O grande senão de tudo isto é que irei fazer o possível para não me alongar muito na descrição dos filmes que for seleccionando uma vez que espero que o mesmo possa ser debatido por quem estiver interessado. As páginas serão constantemente actualizadas à medida que for tendo mais informações sobre determinado filme.

Relativamente ao Invictus, não creio que este filme seja vencedor do próximo Oscar. Em primeiro lugar porque teve uma notoriedade um pouco "infeliz" para os Globos de Ouro: nomeações para melhor director, melhor actor principal e secundário. Não foi sequer nomeado para melhor filme nem para melhor argumento adaptado.
Talvez Invictus chegue a contar com nomeações para ser indicado para melhor realizador, actor ou alguma outra nomeação mas acho dificil que chegue a levar alguma estatueta para casa...
Existem outros filmes de extrema qualidade também nomeados, talvez possamos ter uma agradável surpresa na cerimónia dos óscares! =)

Unknown disse...

realmente, o filme é mesmo bom. adorei a historia de vida do nelson mandela, digno de homem com H grande. um filme que me surpreendeu por isso. ao contrario de amalia, que diga-mos, me desiludio, principalmente porque nao estava a espera que fosse assim como é retratada no filme. mas voltando ao filme em questao. muito bom mesmo.